Fã de ciclismo, designer foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um novo material resistente aos raios ultravioletas e que pesa apenas 152 gramas
As camisas de líderes das quatro etapas do Tour de Dubai 2015, que começa hoje (04) e vai até o dia 7 de fevereiro, receberam uma assinatura de peso. As peças foram desenhadas pelo famoso estilista Paul Smith, que optou por cores monocromáticas e, em um modelo, estampou a bandeira dos Emirados Árabes.
O designer britânico , que é fã de ciclismo desde criança, ficou encarregado de um dos principais códigos de vestuário da competição. Assim como ocorre no Tour de France e suas camisas amarelas, o líder de cada etapa compete no dia seguinte com uma camisa diferenciada. Além de ajudar na sua identificação, o ritual simboliza a supremacia do competidor diante do peloton.
Devido às severas condições climáticas do local da competição, Paul Smith, juntou-se à marca de roupas esportivas italiana Castelli para desenvolver um novo tipo de tecido resistente aos raios ultravioletas. O resultado é um material que bloqueia até 96% dos raios, sem prejudicar a respiração da pele e pesando o mínimo possível: as novas camisas pesam apenas 152 gramas cada.
No vídeo abaixo, o estilista explica o processo de concepção das camisas, além de falar um pouco sobre a paixão pelo ciclismo.
Esta não é a primeira vez em que Paul Smith trabalha no desenvolvimento de roupas para ciclismo. Em 2013 o inglês foi o responsável pelo design das camisas de líderes do Giro d’Italia. Naquele ano, Smith inspirou-se no artista plástico Andy Warhol, ícone da pop art, para criar as camisas oficiais da competição e expressando sua fascinação pelo estilo vintage com design minimalista.