Com base nesta nova realidade, o atual prefeito da cidade, Boris Johnson, aprovou a construção de uma via exclusiva para bicicletas. A estrutura, que fará a ligação entre as regiões leste e oeste de Londres, foi avaliada em cerca de 25 milhões de libras (aproximadamente R$ 107 milhões) e será construída ao lado da calçada, separando-a dos carros através de um canteiro de dois metros de largura. A extensão total da via será de 25 quilômetros de extensão e a quantidade de paradas por cruzamentos e travessias serão reduzidas, a fim de tornar o percurso o mais seguro possível para o ciclista.
Embora tenha recebido inúmeros elogios dos cicloativistas e usuários da bicicleta como meio de transporte, alguns comerciantes estão insatisfeitos com a medida, já que, segundo eles, uma ciclovia mais larga acaba “afastando” a clientela motorizada, além de aumentar o trânsito e, consequentemente, o tempo no tráfego.
Seja como for, as autoridades londrinas afirmaram que pretendem implantar a cultura do ciclismo na capital e integrar a bicicleta como sistema de transporte oficial. De acordo com a prefeitura, a construção da nova super ciclovia terá início em abril deste ano e deverá ser concluída em 2016, quando termina o mandato de Johnson.