Modelo de capacete, voltado para a prática de MTB e estrada, não obteve os requisitos mínimos de segurança das normas norte-americanas
O fabricante de bicicletas, acessórios e vestuário para ciclismo Scott está realizando o recall de um lote de capacetes Vanish Evo 2015 que, de acordo com a marca, não cumpriu os requisitos mínimos exigidos tanto pelas normas de seguranças da CPSC (Comissão Norte-Americana de Segurança para Produtos de Consumo, em inglês), quanto pelas exigidas Instrução Normativa de Segurança Para Capacetes de Bicicleta CE1078: 2012.De acordo com o órgão regulamentador, o capacete Vanish Evo não passou nas provas de impacto as quais foi submetido.
A Scott solicita a todos os consumidores que adquiriram o modelo a entrar em contato com o distribuidor oficial de seu país para serem reembolsados. O fabricante disponibilizou ainda uma página na Internet para que se possa conferir, mediante o número de série, se o capacete adquirido pertence ao lote passível de recall, lembrando que o mesmo refere-se apenas ao capacete Vanish Evo, modelo 2015.
Procurada pelo Mountain Bike Brasília, a IGP Sports, distribuidora oficial da marca Scott no Brasil, os capacetes Vanish Evo importados para o Brasil ainda encontravam-se em processo de cadastramento quando aconteceu o anúncio do recall. Devido a isto, eles não chegaram a ser comercializados oficialmente por aqui, embora até o fechamento desta edição ainda constassem no site da Scott Brasil.
A IGP destaca ainda que os modelos Vanish Evo 2014 e anteriores, bem como os demais modelos de capacetes produzidos pela Scott estão de acordo com as normas de segurança e portanto continuam a ser comercializados normalmente.