24 de novembro de 2024

Novo taquinho para sapatilhas dispensa regulagem ao ser reinstalado

Instalar e regular corretamente os taquinhos de uma sapatilha não é necessariamente uma das tarefas mais agradáveis, ainda mais se tratando de sapatilhas para bicicletas de estrada. Marcar o posicionamento correto em relação à articulação dos dedos exige uma boa dose de paciência e prática, já que além do ajuste longitudinal e lateral, algumas sapatilhas permitem ainda o ajuste de cambagem (angular), o que faz com que muitos ciclistas entusiastas optem por deixar o trabalho nas mãos de profissionais de bike-fitting.

O que torna esta tarefa particularmente irritante é que na hora de trocar os taquinhos por novos há a necessidade de se repetir o procedimento novamente, resultando em uma perda de tempo e muitas vezes de dinheiro.

Pensando nisto, o fabricante VP Components desenvolveu o VP-ARC 6, um taquinho modular que permite sua substituição sem a necessidade de se regular o posicionamento novamente.

O conceito é simples e engenhoso. Ao contrário dos taquinhos convencionais, construídos em uma só peça, o novo VP-ARC 6 é composto por duas peças, uma frontal e outra traseira, unidas entre si por um encaixe do tipo quebra-cabeças. Uma vez realizado o ajuste inicial, o taquinho é afixado através de três parafusos, como quqlquer modelo convencional.

No momento da substituição, basta instalar uma das peças de cada vez, fazendo com que a peça que ainda está fixada na sapatilha siva de guia para a peça nova, como mostra o vídeo abaixo:

Segundo a VP components, a engenhosa solução não implica em perda da rigidez nem aumento de peso dos taquinhos.

O novo modelo de taquinho será oferecido nas opções com e sem flutuação lateral (7 graus) e pode ser adquirido na Jenson USA por 30 dólares (par).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização