Capital da Colômbia registrou 611 mil viagens e 392 km de ciclovias, seguida por Santiago, com 510 mil e Rio de Janeiro (217 mil viagens)
Bogotá é a cidade latino-americana onde mais se anda de bicicleta e a que conta com mais quilômetros de ciclovias construídas – revelou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante o IV Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), realizado na cidade colombiana de Medellín.
Com 611.472 viagens de bicicleta por dia e 392 quilômetros de ciclovias (dos 2.513 quilômetros da América Latina), Bogotá é “uma das cidades que melhor funciona na região nesse sentido”, disse o coordenador de Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID, Horacio Terraza.
Segundo o estudo do BID “Ciclo-inclusão na América Latina e no Caribe”, apresentado por Terraza no FMB, em Medellín (noroeste), 5% dos deslocamentos da população em Bogotá são feitos de bicicleta. Isso equivale a mais de oito milhões de habitantes.
Santiago é a segunda cidade na sub-região com mais deslocamentos diários de bicicleta (510.569), seguida do Rio de Janeiro (217.000).
O BID informou que apenas 38 das 56 cidades consultadas repassaram dados sobre a mobilização de bicicleta.
“Esses resultados demonstram a pouca informação que existe na região sobre o tema”, acrescentou a organização.