Etapa de Nova Lima (MG) foi a primeira de quatro da segunda edição do BES, competição pioneira de Enduro MTB no País
O público da região metropolitana de Belo Horizonte conheceu na tarde deste domingo (1º/3) os campeões da primeira etapa do Brasil Enduro Series 2015. A prova de Enduro MTB teve largada na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, município tradicional na prática do mountain bike. Na principal categoria, a pro, quem faturou o título foi o paulista de Santa Bárbara do Oeste Thiago Boaretto (Specialized Factory Team), seguido de perto pelo mineiro Leonardo Mattioli (Santa Cruz) e pelo catarinense Nataniel Giacomozzi (HUPI Bikes / Isapa / Shimano), atual campeão nacional. André Bretas, de Minas Gerais, e Cristian Bravo (Chile) completaram o pódio.A prova em Nova Lima contou com cerca de 25 km de deslocamentos, além de três estágios cronometrados: as especias E1 e E2, ambas com 2,2 km, e a E3, com 2,8 km. “Foi uma competição muito boa. Acredito que meu tempo foi surpreendente. Andei com a S-Works Enduro 29, que se comportou super bem. Não tive nenhum problema mecânico e nem físico. Deu tudo certo e agora sou líder do Brasileiro de Enduro”, comemorou Boaretto. “O evento foi muito bem estruturado, seguindo um padrão do BES, com muitas subidas nas especiais. Faz parte do circuito e temos que encarar. Estou muito feliz com o resultado”, concluiu.
Vice-campeão, o mineiro Leonardo Mattioli ficou 13 segundos atrás de Boaretto, que completou as três especiais em 13min22. “Estou muito satisfeito com meu resultado. Foi uma corrida dura e com deslocamentos longos, que exigiram parte física e técnica. Agradeço a Santa Cruz Bikes e também ao pessoal do Brasil Enduro Series pelo evento de excelente qualidade aqui em Minas”, avaliou Mattioli.
Com cerca de um minuto atrás do vencedor do dia, Nataniel Giacomozzi, atual campeão brasileiro da Pro, analisou a disputa. “O evento foi sensacional, com ótima estrutura. Choveu bastante na madrugada. Então as especiais ficaram ótimas para pedalar, com 90% de físico e 10% de técnica. A E3, por exemplo, tinha uma reta de quase 300 m de muito pedal, e acabei pecando fisicamente. A galera da pro anda parecido, e o pedal fez a diferença. Para Pomerode (SC) darei o máximo para recuperar. Imagino que lá será muito Downhill”.
Nas demais categorias, em três delas os atuais campeões brasileiros começaram com tudo a defesa do título, e venceram na abertura: Gustavo Amorim (master 2), Helio Nassaralla (master 3) e Robert Marent (sênior). Já nas outras quatro disputas, vencedores ineditos no Brasil Enduro Series: Christoph Mutlitz (expert), Alexandre Simão (master 1), Rodolfo Tomé (amador) e Raquel Couto (feminino).
Balanço da organização – Assim como no ano de estreia, a abertura do BES em 2015 foi marcada pela satisfação dos pilotos em desfrutar as trilhas com belos visuais e reencontrar os amigos. Um dos organizadores da prova, Daniel Bender destacou as principais qualidades da etapa. “O evento foi um sucesso. Um fim de semana com tempo bom e chuva nos finais das tardes. A infraestrutura foi ótima, com grandes tendas, banheiros e ótima área de exposição. Foi uma comodidade para todos. Por ser um bairro nobre de Nova Lima, teve tudo que os praticantes precisavam”, ressaltou Bender, que detalhou um pouco mais sobre as três especiais e deslocamentos.
“Os deslocamentos foram pesados e bem puxados. Só chegava no tempo quem estava preparado fisicamente. A primeira especial, E1, era bem lisa, com duas sessões de subidas no meio e um final com uma reta ensaboada. Especial dois tinha muita pedra e um descampado com muito minério, passando perto de uma cachoeira bem bonita. A E3 era mais veloz no começo e terminava em um single track (trilha estreita) novo”, finalizou.
Categorias kids – Novidade nesta edição, o Brasil Enduro Series Kids agitou a programação da prova, encerrando o sábado com chave de ouro. “No BES Kids tivemos 20 atletas. Foi bem legal para uma primeira experiência. A participação dos pais junto aos seus filhos foi um destaque. Buscamos algo parecido com o Enduro adulto e os jovens gostaram muito. Teremos a kids na próxima etapa e esperamos que possa ser maior. É um adicional, terminando o sábado com chave de ouro. Agradeço aos patrocinadores e relembro a próxima data, em Pomerode, quando deveremos ter 450 atletas para uma prova de cinco dias”, relatou Bender.
Após a abertura em Nova Lima, a segunda etapa, contando pontos para o ranking do BES e também para o Monten Baik Enduro Latam Series, será de 17 a 21 de junho, em Pomerode. Em agosto, nos dias 15 e 16, Urubici (SC) volta a receber a competição, assim como Itaipava (RJ), que encerrará a temporada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Classificação
Pro
- Thiago Boaretto
- Leandro Mattioli
- Nataniel Giacomozzi
- André Luiz Bretas
- Cristian Bravo
Expert
- Christoph Mutlitz
- Gustavo Fernandes
- Alex Escobar
Master 1
- Alexandre Simão
- Marcelo Oliveira
- Evandro Dias Jr
Master 2
- Gustavo Henrique Amorim
- Andre Melo Silva
- Luis Felipe Bastos
Master 3
- Helio Nassaralla
- Leonardo Rocha
- Caio Salermo
Sênior
- Robert Marent
- Claudio Dutra
- Cristiano Reis
Amador
- Rodolfo Tomé dos Santos
- Christian dos Santos
- Frederico Araújo
Feminino
- Raquel Couto
- Joana Hornestam
- Isabella Ribeiro
Mais informações no site http://www.brasilenduroseries.