Maratonista Abraão Azevedo busca o topo do pódio de uma das maiores competições internacionais de mountain bike
Ao lado do holandês Bart Brentjens pelo segundo ano consecutivo, o atleta Scott Abraão Azevedo representa o Brasil no Cape Epic, que acontece entre os dias 15 e 22 de março na África do Sul. Mais do que isso: o objetivo para 2015 é mais uma vez alcançar o topo do pódio. Campeão na categoria Master nos dois últimos anos, o ultramaratonista terá de encarar um trajeto de oito dias, 739 km de distância e 16 mil metros de subidas entre a Universidade de Cape Town (Cidade do Cabo) e Meerendal Wine Estate, em Durbanville.Favoritismo? Abraão encara com naturalidade. “É normal que a gente seja referência, até pelos resultados conquistados nos últimos dois anos. Mas temos que lidar com naturalidade. Treinei bastante e estou focado no meu trabalho”.
Aos 45 anos, o foco principal dele são maratonas longas como esta, que exigem além de um condicionamento físico um equipamento que responda à altura durante as provas. Neste ano, Abraão vai pedalar com uma bike full com rodas 27,5”, a Scott Spark 700 RC.
“Eu pedalei de hard tail em 2014, mas neste ano estou usando uma Spark. Para provas longas como o Cape Epic ela é um diferencial grande, porque consigo manter a boa performance e sem comprometer tanto em relação ao cansaço. Já estou com 45 anos, então quanto mais conforto eu puder ter enquanto pedalo, melhor”, brincou o experiente atleta.
Receita para ir bem – Preparado e com Bart Brentjens como dupla, Abraão Azevedo considera que o Cape Epic estará acirrado em termos de competência das outras equipes. Para ele, a regularidade é o segredo para conquistar o tri.
“É preciso estar em sintonia com a dupla e manter uma regularidade para chegar bem colocado ao final das oito etapas. Não importa se a gente terminar em segundo ou terceiro em algumas etapas, tem é que chegar na frente na soma de todas as etapas durante os oito dias”.