Entenda porque o procedimento de ‘queima’ deve ser utilizado em freios novos, ou após cada substituição de pastilhas ou rotor
Entre as grandes inovações tecnológicas que revolucionaram a prática do mountain bike, os freios a disco, sejam hidráulicos ou mecânicos, merecem um lugar de destaque. Afinal, freios mais eficientes e moduláveis significa uma condução mais precisa, segura e confortável.Embora os freios a disco sejam infinitamente mais potentes que os freios de aro (v-brakes, cantilevers etc.), sua performance plena só ocorre após um determinado período de uso.
Isto ocorre porque, com a utilização, as pastilhas e o rotor vão se moldando entre si, proporcionando uma maior superfície de contato. Além disso, durante o acionamento dos freios ocorre uma transferência, por calor e contato, de partículas das pastilhas para a superfície do rotor, o que aumenta o atrito destes componentes e por consequência o poder de frenagem.
Esta é a razão pela qual freios novos ou com pastilhas e/ou rotores recém trocados não rendem tão bem no início.
Para otimizar a potência dos freios e evitar problemas de segurança, é recomendado um procedimento denominado ‘queima’ ou burn-in.
O procedimento de burn-in deve ser utilizado sempre:
- Em bicicletas novas;
- Ao se instalar um novo conjunto de freios;
- Após a substituição das pastilhas;
- Após a troca do rotor (disco).
A correta operação de queima irá assegurar que que os freios estejam prontos para atuar com o máximo de eficiência quando forem necessários. Para garantir a máxima segurança, o procedimento deverá ser realizado antes do ciclista se aventurar em trilhas.
- Ruído excessivo durante a frenagem;
- Aparência vitrificada ou brilhante da superfície das pastilhas;
- Falta de potência do freio;
- Falta de modulação.
Procedimento de burn-in
O procedimento de queima deverá ser realizado em uma superfície asfaltada ou concretada, preferencialmente plana, sem a presença agentes contaminantes externos como lama, água e terra. Um estacionamento vazio é uma boa opção.
Comece com um freio de cada vez, começando pelo freio dianteiro. Esta é a melhor forma de observar como cada freio está funcionando.
Acelere com a bicicleta e em seguida pressione a manete do freio gradativamente até que a bicicleta quase pare. Evite a qualquer custo travar a roda, pois isto poderá fazer com que as partículas das pastilhas sejam aderidas de forma desigual na superfície do rotor, o que poderá causar uma modulação irregular do freio.
Repita a operação por cerca de 10 vezes em cada freio. Com as seguidas frenagens, o ciclista será capaz de perceber claramente um aumento na eficiência nos freios.
Pronto!!! Agora sua bicicleta está pronta para encarar as trilhas!