19 de setembro de 2024
Cadu Polazzo, treinador da Seleção Brasileira de MTB - Foto: Álvaro Perazzoli / Agência Laborazoli

Cadu Polazzo: “Brasil tem reais chances de medalha no Pan-Americano de MTB”

Segundoo treinador da Seleção Brasileira de MTB, equipe terá de superar altitude (2.500m) para buscar o pódio e seguir na disputa por vaga nos Jogos Olímpicos

A Seleção Brasileira de Mountain Bike encara o primeiro desafio internacional da temporada 2015. Em busca da vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, os ciclistas brasileiros disputam na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de março, o Campeonato Pan-Americano de MTB, em Cota, na Colômbia.

Segundo o treinador da Seleção Brasileira, Cadu Polazzo, o desafio é um dos mais importantes do ano, por ser uma das competições que valem mais pontos no ranking que definirá os participantes da próxima Olimpíada. Na Elite, categoria mais importante da disputa, o primeiro lugar garante 200 pontos no ranking. Segundo e terceiro colocados somarão 150 e 120 pontos, respectivamente.

“O Pan-Americano é fundamental na busca das vagas olímpicas. O diferencial será a adaptação de cada atleta à altitude. A competição acontece a 2.500 metros acima do nível do mar e a adaptação a essa condição é diferente para cada pessoa e isso será fundamental no desempenho”, analisa o treinador.

“O atleta precisa tirar da cabeça as cobranças externas e internas. Quem conseguir focar só nos seus movimentos e no que deve fazer durante a prova terá um rendimento melhor”

Representado pelos atletas Henrique Avancini, Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt, Fred Nascimento, Sherman de Paiva na Elite Masculina; Raiza Goulão, Isabela Lacerda e Erika Gramiscelli na Elite Feminina; e Luiz Henrique Coccuzi, na Sub-23; o Brasil deve chegar à Colômbia ainda nessa semana e o mais importante: com chances de medalha.

E Cadu Polazzo afirma: para garantir a melhor performance, a receita é mente vazia  e foco nos movimentos.

“O atleta precisa tirar da cabeça as cobranças externas e internas. Quem conseguir focar só nos seus movimentos e no que deve fazer durante a prova terá um rendimento melhor. Antes da largada o competidor deve imaginar a prova e tentar fazer o percurso mentalmente. Chamamos isso de treinamento mental e pode fazer a diferença no resultado”, completa o treinador da seleção.

Serviço

Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike

  • Data: 25 a 29 de março
  • Local: Cota (Colômbia)
  • Atletas da Seleção Brasileira: Henrique Avancini, Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt, Frederico Nascimento, Sherman de Paiva, Luiz Henrique Coccuzi, Raiza Goulão, Isabela Lacerda e Erika Gramiscelli
  • Treinador: Cadu Polazzo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização