Batizado de Razor, projeto de bicicletário, desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Paraná, foi um dos ganhadores do iF Student Design Award
Dois estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistaram o principal prêmio do design mundial voltado a jovens talentos, o iF Student Design Award. O projeto dos brasileiros foi escolhido entre cerca de 14 mil inscritos em todo o mundo.Com o nome de Razor, o projeto consiste em um paraciclo construído em alumínio injetado. Concebido pelos alunos Carlos Alberto de Melo Jr. e Ana Carolina Lino Buissa, com orientação do professor Ken Fonseca, o Razor foi projetado ser utilizado nas grandes metrópoles. Diferente dos paraciclos convencionais, que costumam ser fixado ao, o suporte para bikes é móvel e pode ser transportado sem dificuldade.
Além disso, a proposta é útil na redução do número de veículos nas ruas e da poluição, tema amplamente discutido nas metrópoles mundiais.
Segundo Melo Jr., o Razor foi desenvolvido ano passado e teve como referência a linguagem do mobiliário urbano de Curitiba. A intenção é que o suporte, além de prático, transmita confiabilidade e segurança aos usuários.
“Com o Razor, apresentamos um produto contemporâneo, que está ligado diretamente à rotina das grandes cidades e ao crescente apelo pela utilização da bicicleta nos grandes centros urbanos”, destaca o estudante.