“Embora o Pan-Americano não tenha sido um dos meus principais objetivos para este ano, fiquei muito feliz com o resultado, já que no ano passado, quando a prova foi realizada no Brasil, fiquei fora da disputa”, disse Avancini.
A prova de XCO da categoria Elite foi a última a ser disputada neste domingo (29). Os 49 competidores das Américas largaram com o intuito de disputar as últimas medalhas do campeonato e definir quais os países, além do Brasil, Estados Unidos e Canadá, obteriam pontuação para as Oimpíadas Río 2016.
Logo no início Avancini conquistou a liderança, seguido pelo norte-americano Stephen Ettinger e os colombianos Luis Mejía e Leonardo Páez.
Já na segunda volta o norte-americano caiu para a 4ª, com Avancini, Mejía e Páez aumentando a diferença a cada volta.
O atleta brasileiro manteve a liderança, enquanto que a disputa pelas demais colocações ficou com os colombianos. Na última volta, Páez conseguiu ultrapassar Mejía.
Com o resultado final, Henrique Avancini conquistou a medalha de ouro para o Brasil, com o tempo de 1:34:42, seguido por Leonardo Páez, com uma diferença de 57 segundos. Luis Anderson Mejía finalizou com +1:15 em relação a Avancini e Diego Arias terminou em 4º.
Feminino – A Mexicana Daniela Campuzano, grande favorita da competição, venceu na categoria XCO Feminino, seguida pelas norte-americanas Erin Huck e Chloe Woodruff. Entre as brasileiras, Raíza Goulão foi a melhor colocada, com o 10º lugar. Atleta chegou com uma diferença de 5:20 minutos sobre mexicana.
Com os resultados, a Colômbia conquistou o maior número de medalhas, com 12 medalhas de ouro, seguida pelos Estados Unidos, com 4 medalhas de ouro, duas prata e três bronze. O Brasil ficou em terceiro, com 4 ouros, duas pratas e uma medalha de bronze.