Competição terá cinco etapas, com percurso total de 835,5 quilômetros. Pelotão será composto por 20 equipes de diversos países
O Rio Grande do Sul consolida sua presença no calendário internacional de ciclismo de estrada. Pelo segundo ano consecutivo, as rodovias gaúchas serão palco de disputas entre ciclistas do Brasil e de outros oito países, incluindo Noruega, Estados Unidos e México, durante a 2ª edição da Volta Ciclística Internacional do RS.A primeira etapa será realizada nesta quarta-feira, com largada na cidade de Sapiranga e chegada em Torres. Os ciclistas vão percorrer 199,9 quilômetros em um percurso praticamente plano, onde a decisão provavelmente pode ser reservada apenas para os metros finais.
A relação de equipes brasileiras para 2015 ficou definida da seguinte forma: Funvic/São José dos Campos, Clube Dataro de Ciclismo, ADF Guarulhos, Avaí/Florianopolis, ECT/Taubaté, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, Green/Piracicaba, Memorial/Santos/Fupes, Seleção Gaúcha, Foccus Cobrança, Apuana Team e Osasco/Penks.
Entre as estrangeiras estão: Team Novo Dornisk, Team Equador/Movistar, Team Ringeriks/Kraft, Seleção do Uruguai, Seleção do Paraguai, Seleção do Chile, Seleção do México e Seleção da Venezuela.
Disputas – Os ciclistas estarão concorrendo a um total de cinco premiações. Na classificação de metas volantes, os atletas precisam pontuar em chegadas intermediárias que serão realizadas durante cada etapa. O líder dessa classificação veste a camiseta verde. Outra classificação importante é a de montanha. Nesta, os ciclistas precisam pontuar em chegadas intermediarias realizadas em subida, e a camiseta que indica o líder é branca com bolinhas vermelhas.
Para o líder da classificação de atleta mais jovem, com idade até 23 anos, é oferecida a camiseta branca. Nesta classificação, prevalece o atleta jovem melhor colocado na classificação geral individual, que é feita por tempo. A classificação individual é a mais concorrida. Definida pelo tempo, ela têm o objetivo de selecionar o grande campeão da competição. O líder veste uma camiseta azul para indicar a liderança. Também bastante concorrida, a classificação por equipes tem o objetivo de premiar a equipe que têm mais atletas entre os primeiros colocados na competição.
O campeão individual do ano passado, o chileno José Rodríguez, não participará da edição deste ano. Na disputa por equipes (compostas por seis ciclistas), a Funvic/São José dos Campos defende o título de 2014. São 12 times brasileiros inscritos e oito estrangeiros, entre eles a única equipe profissional, a americana Team Novo Dornisk, formada exclusivamente por atletas com diabetes.
Um novo trajeto foi desenhado em 2015, com a inclusão de três cidades: Sapiranga (que substitui Porto Alegre na largada da primeira etapa), São Francisco de Paula (em vez de Bento Gonçalves) e Farroupilha, ponto de chegada da Volta Ciclística. Caxias do Sul, Portão, Cambará do Sul e Torres completam o roteiro.
Percurso
Programação
- 1ª Etapa (quarta-feira, 08/4) — Sapiranga/Torres (199,9km)
- 2ª Etapa (quinta-feira, 09/4) — Torres/São Francisco de Paula (152km)
- 3ª Etapa (sexta-feira, 10/4) — São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula (160km)
- 4ª Etapa (sábado) — São Francisco de Paula/Farroupilha (170km)
- 5ª Etapa (domingo) — Farroupilha/Caxias/Farroupilha (153,6km)
Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo e ClickRBS