Previsão é que todos os terminais de ônibus da cidade tenham os equipamentos instalados até o fim de julho, que ocuparão o espaço atualmente reservado para vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR)
Uma série de novos estacionamentos para bicicletas (paraciclos) será instalada em vários pontos de Curitiba. A ordem de serviço para a colocação de 24 paraciclos na regional central da cidade foi assinada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e a empresa vencedora da licitação terá um prazo de até 60 dias para a conclusão dos serviços.A instalação de paraciclos integra a política municipal de valorização do uso da bicicleta como modal de transporte.
Além da região central, a Prefeitura Municipal trabalha com outros dois projetos que visam a instalação de paraciclos em todos os terminais de ônibus da cidade, substituindo algumas vagas de Estacionamento Regulamentado para Automóveis (EstaR). A previsão é que todos os terminais tenham os equipamentos instalados até o fim de julho.
As vaga serão ocupada por um paraciclo com capacidade para até 8 bicicletas, além de uma floreira que fará a divisão com as vagas normais de estacionamento de carros.
“Estamos analisando diversos pontos da cidade e constatamos que esses locais têm uma demanda real por um estacionamento de bicicletas. Além de dar segurança aos ciclistas, o paraciclo libera a área de passeio apenas para os pedestres, pois os ciclistas não precisam mais estacionar suas bicicletas em postes ou outros apoios nas calçadas”, diz Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Segundo a Prefeitura, a população de Curitiba também pode fazer solicitações de paraciclos em vagas de EstaR à Coordenação de Mobilidade Urbana através do serviço 156 ou diretamente na Setran. Os engenheiros e técnicos da secretaria farão a análise de viabilidade dos pedidos.