Atleta brasileiro, que defende a equipe Funvic/São José dos Campos, completou a prova em 4h47min e torna-se o primeiro líder da competição
A cidade de Sapiranga, sediou nesta quarta, 8, a etapa de abertura da edição 2015 da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. O percurso de 199 quilômetros relativamente plano, foi percorrido em alta velocidade pelos atletas. A vitória ficou com Roberto Pinheiro, que defende a equipe Funvic/São José dos Campos, completando a prova em 4h47min.Dois ciclistas iniciaram a etapa com um forte ataque, chegando a abrir cerca de 2 minutos de vantagem sobre o grupo principal. Scott Amrbose, da equipe americana Novo Nordisk, e Crister Jensen, da equatoriana Team Movistar/Equador, lideraram a prova por cerca de 80 quilômetros.
A primeira disputa de meta volante, que aconteceu no quilômetro 63, foi vencida por Crister Jensen. Após a neutralização da primeira fuga, Adrian Alvarado, da Seleção do Chile, venceu a segunda disputa de Meta Volante (Km 99), enquanto Alex Arseno, da ECT/Taubaté, venceu a terceira e última meta (Km 140). Com as pontuações acumuladas, o chileno Adrian Alvarado terminou a etapa vestindo a camiseta verde, como líder por pontos.
No Sprint final, Roberto Pinheiro garantiu a primeira liderança da competição. João Gaspar, do Team Movistar/Equador, terminou em segundo, e Jhoan Paez, da Seleção da Venezuela, completaram o pódio com o mesmo tempo do campeão.
Os ciclistas disputam a segunda etapa da competição nesta quinta (9), atravessando um percurso de 152 quilômetros entre as cidades de Torres e São Francisco de Paula. No trajeto os atletas vão enfrentar uma Meta Volante e três Prêmios de Montanha.
Programação
1ª Etapa – Sapiranga/Torres (199,9km)- 2ª Etapa – Torres/São Francisco de Paula (152km)
- 3ª Etapa – São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula (160km)
- 4ª Etapa – São Francisco de Paula/Farroupilha (170km)
- 5ª Etapa – Farroupilha/Caxias/Farroupilha (153,6km)
- Total: 835,5km