Ciclista equatoriano, que defende o Team Movistar/Equador, voltou a subir no lugar mais alto do pódio neste sábado (11), durante a disputa da 4ª etapa. Brasileiro Wilian Chiarello permanece em segundo
O equatoriano Byron Guama, que defende o Team Movistar/Equador, voltou a subir no lugar mais alto do pódio neste sábado (11), durante a disputa da quarta etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul 2015, disputada entre São Francisco de Paula e Farroupilha, com um percurso de 170km. Roberto Pinheiro, da Funvic/São José dos Campos, foi o melhor brasileiro terminando na segunda colocação. A competição começou na última quarta (8) e segue até domingo (12).Ainda nos primeiros quilômetros, o mexicano Uri Martins se destacou dos adversários e seguiu vários quilômetros na liderança da prova. Pouco antes da primeira disputa de Meta Volante, Elton Pedroso, da equipe Memorial/Santos, se juntou na liderança e passou em primeiro na meta. A etapa começou com um ritmo bastante elevado, terminando a primeira hora com média superior a 44km/h.
Na disputa da segunda meta volante, Uri Martins ficou com a primeira posição. Os dois seguiram se revezando na ponta da prova por cerca de 130 quilômetros e chegaram a alcançar mais de cinco minutos de diferença. Após a disputa do Prêmio de Montanha, disputado no quilômetro 137, vencido por Flávio Cardoso, da Funvic/São José dos Campos, o grupo principal começou uma briga constante entre os principais favoritos ao título geral da volta.
Quilômetros finais – A equipe Dataro/Bottecchia apostou em uma tática agressiva nos últimos quilômetros, colocando dois atletas para integrar uma fuga de cinco ciclistas nos últimos quilômetros, mas acabaram neutralizados. A decisão ficou para os metros finais, com mais uma vitória de Byron Guama, que assumiu também a liderança geral da competição. Dois brasileiros completaram o pódio, Roberto Pinheiro terminou em segundo, seguido por Alex Arseno, da equipe ECT/Taubaté.
Com a vitória, Byron terá a responsabilidade de largar na última e decisiva etapa da volta com a camiseta azul de líder geral. Wilian Chiarello é o melhor brasileiro a 19 segundos, enquanto Victor Moreno, da Seleção da Venezuela, é o terceiro. A melhor equipe brasileira na geral é a novata ECT/Taubaté, que vem realizando um excelente trabalho durante a competição. A liderança está com o Team Ringeriks-Kraft, da Noruega.
Definição
Os ciclistas disputam a última etapa da volta neste domingo (12), com largada na cidade de Farroupilha. O trajeto segue até Caxias do Sul, Portão, e retorna para Farroupilha. A aposta é que a definição ficará para a última montanha, onde os ciclistas terão que enfrentar um desnível de 800 metros em pouco mais de dez quilômetros, disputando dois Prêmios de Montanha.
Programação
1ª Etapa – Sapiranga/Torres (199,9km)2ª Etapa – Torres/São Francisco de Paula (152km)3ª Etapa – São Francisco de Paula/Cambará/São Francisco de Paula (160km)4ª Etapa – São Francisco de Paula/Farroupilha (170km)- 5ª Etapa – Farroupilha/Caxias/Farroupilha (153,6km)
- Total: 835,5km