Iniciativa buscou sensibilizar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio alternativo de transporte
Famílias, amigos e casais se reuniram em frente à Biblioteca Nacional, na manhã deste domingo (19), para o passeio ciclístico Brasília é de Todos. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 400 ciclistas participaram do evento, que fez parte das comemorações do aniversário de 55 anos da capital.“Brasília respira esporte e um evento assim só comprova isso. Correr, pedalar e nadar são atividades democráticas, que a cidade oferece ao cidadão por meio das ciclovias, do Lago Paranoá e das pistas de corrida e caminhada”, destacou a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, presente no passeio.
A iniciativa buscou sensibilizar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio alternativo de transporte. “Para ir ao trabalho, à faculdade, à padaria ou a lugares próximos, o cidadão pode deixar o carro em casa e se transformar em um ciclista. Vai ser bom para ele, para o trânsito e para o meio ambiente”, frisa a assessora de gabinete da secretaria, Elizabeth Ribeiro, responsável pela programação esportiva do aniversário da cidade.
Entre os participantes estavam os namorados Daysson Oliveira, de 47 anos, e Rose Alves, 44. A dupla veio do Cruzeiro para integrar o grupo que pedalou quatro quilômetros pela Esplanada dos Ministérios, passando por monumentos como o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes e a Catedral.
“O amor pela bicicleta nos uniu. Não sabemos dizer quem trouxe quem para o ciclismo. Pedalar é uma maneira de ficarmos juntos e aproveitarmos o fim de semana”, explicou a auxiliar de biblioteca Rose. “É uma iniciativa bacana para relembrar o aniversário de Brasília. Conseguiu reunir muita gente para celebrar essa data”, comentou o segurança Daysson.
Idealizado pela Secretaria do Esporte e Lazer, o passeio contou com o apoio da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito (Detran), do Departamento de Estrada de Rodagens (DER), do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).
Fonte: Agência Brasília