Sua lanterna de segurança para bicicletas Blinder 1 encaixa-se perfeitamente neste foco, ao apresentar-se como um produto minimalista potente e durável, capaz de proporcionar até 11 horas de iluminação mesmo sob as piores condições climatológicas.
O Knog Blinder 1 é basicamente uma pequena lanterna de segurança cuja luz é fornecida por um único LED de alto brilho, protegido por uma lente de policarbonato, com 11 lumens de potência, o suficiente para tornar o ciclista visível em até 500 metros de distância.
De pequenas dimensões (25 x 25 x 33mm) e apenas 15 gramas de peso, ao ser desligado o o Blinder 1 passa quase que despercebido quando acoplado no capacete, no guidão ou no canote da bicicleta.
A lanterna tem sua lente e corpo construídos em policarbonato de alta resistência a impactos, reforçados por uma cobertura em silicone industrial de alta resistência à radiação UV. Esta cobertura sela praticamente toda a lanterna deixando a mostra apenas o rosto da lente (em alumínio) e os contatos metálicos da porta USB, responsáveis pela recarga da bateria.
Com isto, o Blinder 1 torna-se não apenas resistente, mas completamente a prova d’água e de poeira, podendo ser totalmente imerso na torneira para lavagem.
Em uso – É na estrada, entretanto, que o Blinder 1 mostra todo seu potencial. Fornecido em versões frontal (luz branca) e traseira (luz vermelha), nas potências de 15 e 11 lumens, respectivamente, é capaz de proporcionar visibilidade ao ciclista em até 500 metros de distância.
Com uma capacidade máxima de 2 horas com iluminação contínua e até 11 horas com luz intermitente, o Blinder 1 possui nada menos que cinco modos de iluminação: além da luz contínua e do strobo comum, possui mais dois modos de alertas combinados e o modo de economia.
O botão é embutido ao corpo da lanterna e, para ser ativado, necessita ser pressionado por mais de dois segundos, o que impede seu acionamento acidental. Um circuito eletrônico interno ‘lembra’ o modo de iluminação utilizado pela última vez.
Diferentemente de outros modelos de iluminação recarregável, o Blinder 1 não utiliza cabos ou adaptadores. Seu conector USB é engenhosamente incorporado ao corpo da lanterna e também é a prova d’água e de corrosão. Basta encaixar o Blinder 1 em qualquer porta USB para recarregá-lo. Uma carga completa demora cerca de duas horas, indicada pela luz do LED que fica verde quando a carga está totalizada.
Presilha problemática – Nem tudo são flores no Blinder 1, infelizmente. A sua única – e grande, infelizmente – desvantagem em relação à concorrência é seu sistema de acoplagem, construído para canotes de selim ou guidões com os diâmetros entre 22 a 32mm. Em qualquer outra medida corre-se o risco de, ou o Blinder ficar frouxo ou ficar muito apertado. O sistema, que utiliza o elástico do próprio corpo em silicone, não é ajustável e pode romper-se com o uso, caso fique muito esticado.
Conclusão
Trata-se, sem dúvidas de um dos melhores e mais práticos acessórios de sua categoria no mercado. Se a Knog vier a aperfeiçoar seu sistema de acoplagem, o produto poderá tornar-se um padrão absoluto em lanternas de segurança.
Eficiência e leveza
Design/Construção
Performance
Durabilidade
Peso
Preço
Bom
Uma iluminação de segurança que cumpre com louvor sua função, Alta visibilidade, facilidade de recarga e durabilidade fazem do Knog Binder 1 uma das melhores opções do mercado. Infelizmente, o sistema de fecho deixa a desejar.
No Brasil, a marca Knog é distribuída pela Royal Ciclo e o Blinder 1 pode ser encontrado na loja Bike’nFix em Brasília (61 3327-1604) ao preço de 120 reais.
Especificações técnicas
- Dimensões: 25 x 25 x 33mm
- Peso: 15g
- Material: silicone industrial resistente à radiações UV. Corpo interno e lente em policarbonato.
- Alimentação: Bateria de polímero de lítio-íon (recarregável através de porta USB);
- Potência: 11 lumens;
- Iluminação: Led único de alto brilho;
- Visibilidade: até 500 metros;
- Modos de iluminação: Contínua, Intermitente Rápida, Organic Flash Slow, Organic Flash Fast e Modo Econômico;
- Duração da bateria: Até 2 horas em modo contínuo e 11 horas no modo Eco-Flash.
Agradecimentos: Bike’nFix