Monte Carlo, em Mônaco, não é necessariamente um local onde as pessoas se impressionam facilmente com a ostentação. Afinal, o que não faltam por lá são pessoas exibindo pelas ruas suas Ferraris e Lamborghini nesta cidade, que é um misto de residência de milionários e paraíso fiscal.
Entretanto, uma bicicleta exibida este mês na feira LikeBike Monaco Show, conseguiu despertar os olhares (e suspiros) de todos que por lá passaram.
A Veloboo Gold é uma bicicleta com design vintage produzida artesanalmente em Budapeste, Hungria, cujo diferencial é a sua construção a partir de um quadro de bambu e uma seleção aprimorada de componentes, todos eles banhados a ouro 24 quilates.
Seu quadro, construído em duas seções que utilizam o bambu como matéria-prima, chama a atenção pela qualidade no acabamento, deixando muitos desavisados achando tratar-se de fibra de carbono.
Embora possa causar estranheza a alguns, o uso do bambu como material para a construção de quadros é bastante frequente e resulta em uma bicicleta resistente e confortável, já que o bambu absorve as irregularidades do terreno como nenhum outro material consegue.
Seguindo a tendência de mercado, todos os cabos e conduítes de freios e câmbio são roteados por dentro do quadro.
A Veloboo utiliza em sua montagem componentes da Campagnolo, cujo câmbio traseiro de 10 velocidades, possui um estilo vintage que lembra os modelos clássicos da marca italiana.
Mas o que torna a Veloboo uma bicicleta para poucos são seus componentes, que receberam um banho de ouro 24 quilates. Itens de transmissão, como câmbios, passadores e pedivela, assim como como o garfo, as rodas, guidão, canote e mesa, foram revestidos com ouro, o que elevou o preço final da bicicleta para nada discretos 40 mil dólares.
Tanto o selim quanto as manoplas, são confeccionados em couro especial pela Selle Italia. O peso total da bike é de apenas 9,4 kg e a garantia de seu quadro é de 10 anos.
Para aqueles que se disponibilizaram a gastar uns ‘trocados’ na compra da Veloboo gold, é bom correr: Apenas 30 bicicletas serão produzidas.