De acordo com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o novo espaço poderá servir como área de adaptação aos atletas que virão disputar as Olimpíadas. Nos Jogos de 2016, o esporte terá como palco o Complexo de Deodoro, na Cidade Olímpica.
Para a construção da nova pista, A prefeitura de Niterói contará com a verba de 891 mil reais, liberada pelo Ministério do Esporte. De acordo com a prefeitura, as obras deverão iniciar ainda no primeiro semestre. Além da construção, a prefeitura de Niterói ficará posteriormente responsável pela administração do espaço.
O projeto da pista, de autoria da Confederação Brasileira de Ciclismo, é baseado em outra experiência em andamento, na cidade de Londrina (PR), onde sua pista, com padrões olímpicos, deverá começar a ser construída até a semana que vem.
Segundo o coordenador de BMX da CBC, Paulo Cotrim, a construção do local para as competições é relativamente simples e pode ser concluída em cerca de dois meses.
Além do Complexo de Deodoro e de Londrina, existe ainda uma outra pista sendo construída em Fortaleza (CE), também com verba do governo federal. Há previsão que as cidades de Teresina (PI), Palmas (TO), Curitiba (PR) e Araraquara (SP) também sejam contempladas com pistas similares.