Fabricante alemão apresenta o novo sistema eShift, compatível com transmissões NuVinci, Shimano e SRAM, que escolhe automaticamente a marcha adequada a cada situação de pedalada
A alemã Bosch, um dos maiores fabricantes de motores para bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), anunciou o lançamento do novo sistema eShift. capaz de trocar as marchas da transmissão de forma automática, de acordo com critérios de cadência e velocidades pré-programadas.Além de facilitar a vida do ciclista, o novo sistema promete também aumentar sensivelmente a autonomia das baterias, já que otimiza a relação de marchas sem forçar o motor.
O novo sistema eShift é compatível com transmissões de bicicletas das marcas NuVinci, Shimano e SRAM.
Nas transmissões da marca NuVinci, é possível configurar a unidade de processamento central Intuvia de acordo com a cadência desejada, entre 30 a 80 pedaladas por minuto. Neste caso, a velocidade se ajustará automaticamente para manter-se na cadência escolhida. Caso desejado, o sistema pode ser desligado, permitindo a troca de marchas de forma manual.
Para os usuários do grupo SRAM Dual Drive 3 Pulse, o ajuste é realizado de forma diferente. Neste caso, a troca automática é realizada através de 3 pré-configurações, de acordo com a velocidade escolhida.
A melhor integração entretanto é a utilizada com a nova transmissão eletrônica Shimano Alfine Di2, no qual o sistema Bosch eShift funciona no modo totalmente automático, trocando as marchas de forma inteligente de acordo com o torque aplicado aos pedais.
De acordo com a Bosch, o novo eShift deverá estar disponível ainda este ano.