22 de novembro de 2024
Jaqueline Borba - Foto: Thiago Lemos / Pedal.com.br

Jaqueline Borba vence a Junior Series da Cimtb Levorin e pode chegar ao top 10 do ranking

Ciclista da equipe Lar/Scott/Shimano supera colombiana Maria Granados e salta no ranking júnior da UCI. Copa LM Bike de Amadores foi atração na tarde do sábado e na manhã deste domingo

A paulista Jaqueline Borba (Lar/Scott/Shimano) superou a concorrência da colombiana Maria Granados e venceu a competição de Cross Country (XCO) júnior da de São João del-Rei, disputada no final da tarde do sábado (16). Com o resultado, Jaqueline somou 60 pontos no ranking júnior da UCI, o que pode colocá-la no top 10 dependendo dos outros resultados do fim de semana, mesma situação de Maria Granados, que conquistou 40 pontos. A prova valeu como única etapa da UCI Junior Series disputada em solo nacional e também premiu outras ciclistas do Brasil, que dominou as primeiras colocações.

A terceira colocada, Larissa Brasa (Specialized Hoffmann XCO), somou 30 pontos e pode subir para a 22ª colocação no ranking mundial. Karen Olímpio (Oggi/Shimano), quarta colocada, somou 25 pontos e pode alcançar a 25ª colocação; a quinta colocada, Nathalia Machado (Alto Rendimento/Brena Nutrição Esportiva), ganhou 20 pontos e pode terminar entres as 30 melhores; Ellen Andruczewicz (AOO Specialized), sexta colocada, somou 18 pontos, resultado que pode lhe garantir entre as 35 primeiras no ranking mundial.

Após a cerimônia de premiação, Jaqueline, agora bicampeã em São João, mostrou-se surpresa com o resultado, porque não imaginava que conseguiria superar a colombiana. A paulista terminou a prova em 38min57s474, cerca de 2 minutos mais rápida que a adversário. “Fiquei muito feliz por vencer novamente, até porque este é o meu último ano na júnior, em 2016 passarei para a sub-23. Considero a colombiana (Maria Granados) bem mais forte que eu, mas levei vantagem por ela estar em seu primeiro ano de júnior. Espero continuar evoluindo até chegar à elite”.

Já Larissa, que ano passado teve problemas durante o percurso e não conseguiu subir ao pódio, respirou aliviada a melhor sorte em 2015 e comemorou o terceiro lugar. “A CIMTB Levorin nos proporciona uma oportunidade muito importante, já que é a única prova no Brasil que tem pontuação internacional. É muito bom competir com atletas de outros países, que elevam o nível da competição”.

O piloto de moto Ian Blythe - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
O piloto de moto Ian Blythe – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Norte-americano campeão nas motos compete na Copa LM Bike de Amadores – O norte-americano Ian Blythe, campeão da primeira etapa do Brasileiro de Enduro FIM 2015, em Ibiraci (MG), prestigiou a Copa LM Bike de Amadores na CIMTB Levorin de São João neste sábado. O piloto de moto participou pela primeira vez de uma prova de Mountain Bike no Brasil, e terminou como 20º colocado entre os 88 competidores da categoria Cadete.

“Nos Estados Unidos cheguei a correr duas provas de Mountain Bike, pois conto com o apoio da Pearl Izumi. É bom para manter a forma, porque, assim como o motociclismo, é um esporte que exige muito preparo físico e força das pernas. Competi para ver qual era o meu limite na bike, e constatei que preciso treinar mais. Mas achei a prova extremamente organizada, o circuito é muito divertido e técnico. Quero participar de outras edições da CIMTB Levorin”, afirmou Ian.

No sábado, além do Cadete, cujo campeão foi Marcelo Cardoso, foram realizadas outras cinco provas pela Copa LM Bike de Amadores. Também se sagraram campeões: Robert Pereira (Expert), Eduardo Soares (Máster), Genivaldo Oliveira (Veterano), Isabella Ribeiro (Feminino sub-40) e Raquel Gontijo (Feminino Over 40). Neste domingo, em novas provas da Copa LM Bike de Amadores, Lucas Sírio (AOO Specialized) conquistou o título na sub-17. Kairo Gratão (Segurança), Dilermando Melo (Sub-60), Jorge Araújo (PNE), Josimar Correa (Over 60) e Danilo Carvalho (Sub-15) também foram campeões.

Pódio das crianças - Foto: ZDL / Divulgação
Pódio das crianças – Foto: ZDL / Divulgação

Meninas e meninas fizeram a festa dos pais – O domingo também foi dia da garotada do mirim se divertir na pista exclusiva montada para eles logo na entrada do CTAN. Cerca de 30 meninos e meninas fizeram a festa e o orgulho dos pais, que se espremeram para fotografas os filhos no pódio da prova.

Opção de passeio para a região de São João del-Rei, a CIMTB Levorin tem entrada gratuita e, além das competições com 900 ciclistas de nove países, montou também uma feira com cerca de 30 estandes de algumas das principais marcas do mercado de bicicletas, como Levorin, Specialized, Shimano, Audax, Isapa, LM Bike, Calypso, entre outroas.

Passeio ciclístico reúne mais de 100 pessoas – O passeio ciclístico promovido neste sábado pela CIMTB Levorin em parceria com a Ophicina Bike Shop reuniu cerca de 100 pessoas, que no final do percurso se concentraram em frente ao pódio para participar de uma série de sorteios.

Além de diversos kits com pneus e garrafas Levorin, foi sorteada uma bike Houston oferecida pela Ophicina Bike Shop. A pequena Júlia Naves, de 11 anos, foi a grande sortuda do dia, e saiu da CIMTB Levorin com uma bike de presente.

Night Run – A Night Run, corrida a pé que aproveita a pista montada na CIMTB Levorin para as provas de Mountain Bike, fechou o dia de competições no sábado, com percurso de 6 km. O campeão foi Ernani de Souza, de Conselheiro Lafaiete, um experiente corredor que, em fevereiro deste ano, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer a ultramaratona El Cruce, com 100km, entre Argentina e Chile. “Foi uma vitória dura, pois somente no final consegui ultrapassar um atleta de Tiradentes”. No feminino, Ingrid Thais, de São Paulo, conquistou o título.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização