“Shimano XT Media Camp” reuniu, em Riva del Garda, cerca de 40 jornalistas para testar os novos equipamentos
A marca japonesa Shimano, fundada em 1921, é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus componentes para todos os tipos de bicicleta. Quando o assunto é mountain bike, um dos produtos ícones da Shimano é o grupo de componentes (transmissão e freios), além das rodas (27.5’’ ou 29’’) Shimano Deore XT, que ganhou nova versão (M8000) em lançamento para imprensa global.O conceito apresentado pela Shimano foi “componentes para aventura” para descrever o novo grupo Shimano XT com 11 velocidades, entre outras inovações e tecnologias. “O Grupo Shimano Deore XT representa a essência do mountain bike”, comentou Tim Gerrits, gerente de produtos na Europa, responsáveil pelo desenvolvimento do novo grupo Deore XT M8000: “O Deore XT é feito para você ir a qualquer lugar com seus amigos, é um produto sobre aventura, não é feito para competições, apesar dele ser capaz por adotar tecnologias do XTR, sobretudo, é um produto capaz de você conseguir onde quiser”, acrescentou.
Outro ponto fundamental é que o sistema Deore XT pesa menos no bolso também: “É mais acessível para mais pessoas. Com o conceito de ser um sistema mais poderoso, dinâmico e durável (Poweful, Dynamic & Resolute), os novos componentes XT estabelecem uma nova referência de excelência para o mountain bike. Ele proporciona pedalar onde quiser e vai garantir todas as emoções de pedalar nas montanhas”, continuou o holandês Tim Gerrits.
Tecnologia – O novo grupo Deore XT M8000) tem a cara nova, ficou com o visual ainda mais próximo das características do top de linha, Shimano XTR. Um dos detalhes mais perceptivos da mudança está nos manetes de freio e câmbio traseiro. Outro detalhe de design inovador está no câmbio dianteiro, que ganhou um desenho curvado semelhando-se a letra “X”. A principal tecnologia do Deore XT M8000 é o novo padrão de transmissão com 11 velocidades. O sistema Dyna-Sys II oferece uma relação de marchas mais ampla, comparado ao grupo anterior, naturalmente, proporciona mais condições para manter uma cadência eficiente e coerente em qualquer condição de terreno, tanto para o estilo de pilotagem orientado para o cross country, quanto para o enduro (trail bike / all mountain).
O Deore XT 8000 apresenta três opções de pedivela, com as seguintes configurações de coroas: 1×11, 2×11 e 3×11. As novas transmissões M8000 aumentam o alcance das combinações de marchas, enquanto utilizam cassetes de 11 velocidades com pinhões 11-40D ou 11-42 dentes. O conceito “Rider Tuned” é concebido para levar você aonde quiser ir.
Maor compatibilidade – Um detalhe importante é que o novo sistema de transmissão M8000 utiliza a corrente HG-X11, com características herdadas do Shimano XTR, que agora passam a ser totalmente compatíveis com os sistemas para mountain bike e estrada! Batizado de Dynamic Chain Engagement (DCE), ou Engate Dinâmico da Corrente, o perfil do dente a corrente aumenta a retenção da força da corrente em 150%, diminuindo drasticamente a possibilidade da queda da mesma.
Novos Câmbios – A Shimano reformulou ambos os câmbios traseiro e dianteiro do Deore XT M8000 para ficarem mais leves e eficientes. O câmbio traseiro adotou as características anteriormente apresentadas na versão XTR, batizada de Shadow RD + (plus), que ficou com desenho mais refinado, aumentou a estabilidade do componente e ficou mais fácil de ajustar, já que antigamente era necessário retirar uma capa protetora para alcançar o parafuso e agora pode ser feito diretamente.
Cockpit e Freios – Os novos trocadores Deore XT M8000 oferecem uma pegada mais ergonômica no sistema de acionamento das marchas estilo gatilho (“rapid fire”), que reduziu o esforço nas trocas. O novo design deixou as alavancas maiores e texturizadas, um pequeno detalhe que faz toda diferença quando o ciclista está sem luvas e suado, evitando o dedo escorregar. Os freios a disco hidráulico Deore XT M8000 mantém o mesmo alto padrão de potência dos conjuntos anteriores, com inovação no design com a mudança de posicionamento do cilindro mestre, com isso a novidade está no manete de freio e nas alavancas (Servo Wave) que ficaram com design mais limpo, e libera espaço no guidão.
Pedais – Os pedais Shimano Deore XT oferecem dois tipos de plataformas: PC-M8000 (XC / competição) e PD-M8020 (Enduro / trilha), que oferecem o lendário sistema de encaixe SPD, com o aumento da estabilidade e da área de contato, sendo de 7.7% mais contato no pedal de XCO, em comparação a nova versão PD-M8000 do anterior PD-M780; assim como 11.7% mais para o pedal de enduro (PD-M8020 X PD-M785).
Rodas somente 27.5’’ ou 29’’ – As rodas foram atualizadas, no entanto, somente nas versões para aros 27,5 ou 29 polegadas, que podem ser subdivididas em duas versões, para XC (cross country) e para trilhas (Enduro). Basicamente elas diferenciam-se pela largura dos aros de alumínio, com 20mm (WH-M8000-TL (27.5 ou 29) ou com aros com 24mm de largura (WH-M8020-TL-275/29), respectivamente. Ambos os conjuntos utilizam 28 raios, tanto nas dianteiras, quanto nos traseiras. E todas com padrão para “tubeless” (sem câmara de ar) e cubos aliviados.
Pesos: Rodas Cross country (corrida) – WH-M8000-TL-275 = 1.776 gramas / WH-M8000-TL-29 = 1.837g
Rodas Enduro (trilha) – WH-M8020-TL-275 = 1.848g / WH-M8020-TL-29 = 1.917g