De quinta a domingo (4 a 7/06), a região da Cuesta receberá esportistas em múltiplas atividades: mountain bike, ciclismo de estrada, prova de bike para crianças, passeio ciclístico, corrida de montanha e palestras
O município de Botucatu vai receber, entre quinta-feira a domingo (4 a 7/06), o maior encontro de bikes do país. O Festival Brasil Ride Botucatu reunirá 4.200 participantes em sete eventos diferentes, incluindo provas de mountain bike, ciclismo de estrada, corrida nas montanhas da região da Cuesta, passeio ciclístico, competição de bike para crianças e palestras esportivas, em uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com Ministério do Esporte.“O Festival Brasil Ride Botucatu cresceu muito em relação ao ano passado. Esta é a terceira edição do evento, que começou com 450 participantes. Ano passado tivemos 1.500 atletas e este ano praticamente triplicamos, pois chegamos a 4.200. Além isso acrescentamos uma série de eventos ao calendário. Agora temos três dias de provas de mountain bike e uma atração para as crianças, a Corrida Kids”, comemora o organizador Mário Roma, que também é responsável pelo Brasil Ride, ultramaratona disputada na Bahia, no segundo semestre.
Atrações para todas as idades – O aumento na dimensão do Festival veio com atrações para públicos de todas as idades. O evento de abertura será o Road UWCT Brasil Ride, a única etapa na América Latina do circuito mundial de ciclismo amador. Prova de ciclismo de estrada, 68,7km disputados nas estradas municipais da cidade de Pardinho.
Na quinta-feira (4), começa também o mountain bike, com a primeira das três etapas do Warm Up Brasil Ride. O MTB terá duas divisões: na primeira, a Pró, os atletas disputam as três etapas (11,6km na quinta-feira, 76,6km na sexta e 107km no sábado). Na segunda, a Sport, os ciclistas encaram um só desafio, de 71km, no sábado.
Atração para as crianças, a Corrida Kids Bike está marcada para o sábado, com 100 crianças. O circuito será urbano, dentro de Botucatu, com 1km. O objetivo é criar o amor pelo esporte desde cedo nos participantes.
O Festival Brasil Ride Botucatu termina no domingo com dois eventos. O primeiro é o Passeio Ciclístico, para que o público possa torcer por quem estiver disputando o segundo desafio do dia: a Trail Run Brasil Ride, uma corrida de montanha nas belas trilhas da Base da Nuvem, a mais famosa montanha da região.
A Trail Run também terá duas categorias, a Sport (6km) e a Pró (16km), em que os atletas vão correr por trilhas de terra, percurso com pedras, passarão por um túnel e até correrão em um riacho de águas cristalinas. “O Trail Run é uma modalidade que está ganhando adeptos no Brasil rapidamente. Certamente, é uma das principais atrações do festival e um desafio e tanto para os participantes”.
Até mesmo quem não é atleta poderá participar: na sexta-feira, serão realizadas palestras, falando sobre corrida em trilha (com Rafael Campos, campeão do Cruce de Los Andes de 2013), dicas para manutenção da bicicleta (com os profissionais da Shimano), preparação para o Brasil Ride (com Adriana Nascimento, bicampeã do Brasil Ride) e novidades do Brasil Ride, por Mario Roma.
Confira a programação
Dia 4 (quinta-feira)
- Road UWCT Brasil Ride: única prova da América Latina do circuito mundial amador da UCI. Largada às 9h
- Warm Up Brasil Ride Pró: primeira etapa, de 11,6km de MTB. Largada às 15h.
Dia 5 (sexta-feira)
- Warm Up Brasil Ride Pró: segunda etapa, de 76,4km de MTB. Largada às 10h.
- Palestras a partir de 16h: Corrida em Trilha (por Rafael Campos), Dicas Shimano, Preparação para o Brasil Ride (por Adriana Nascimento) e Novidades do Brasil Ride.
Dia 6 (sábado)
- Warm Up Brasil Ride Pró: terceira etapa, de 107km de MTB. Largada às 8h.
- Warm Up Brasil Ride Sport: prova de 71km de MTB. Largada às 10h.
- Corrida Kids: prova infantil de 1km. Largada às 11h.
Dia 7 (domingo)
- Trail Run Brasil Ride: corrida de montanha de 16km (Pró) e 6km (Sport). Largadas às 9h (Pró) e 10h (Sport).
- Passeio Ciclístico: largada às 8h30.