Última etapa foi vencida pelo atleta Ramiro Cabrera, que já havia vencido a penúltima etapa disputada no último sábado (30)
Ciclistas de seis países pedalaram 746,4 quilômetros durante cinco dias para completar a Volta Ciclística Internacional do Paraná 2015, que começou no último dia 27 e terminou neste domingo, 31 de maio, em um circuito montado em volta do Lago Igapó, na cidade de Londrina. A vitória da etapa ficou com o atleta uruguaio Ramiro Cabrera, da equipe Dataro/Bottecchia, enquanto o campeão geral foi Rodrigo Melo, da Green/Piracicaba.A competição entrou na última etapa com vários atletas brigando diretamente pela classificação geral. A diferença entre os três primeiros colocados era de apenas 12 segundos. Com o título em aberto, os atletas largaram a etapa com bastante cautela, preocupados com o trabalho em equipe.
Poucos ciclistas tentaram se destacar do pelotão. A principal fuga do dia surgiu entre os atletas Ramiro Cabrera, da Dataro/Bottecchia, e Matias Medici, que representa a equipe Avai/Florianópolis. Os dois abriram vantagem dos adversários faltando cerca de três voltas para a chegada e não foram mais alcançados.
A vitória da etapa ficou com Ramiro, que arrancou forte nos metros finais e não deu chances para o segundo colocado, Matias Medici. O terceiro foi Robson Ribeiro, da equipe Memorial/Santos.
Volta por cima – Mesmo largando a última etapa na segunda colocação geral, Rodrigo Melo, da Green/Piracicaba, não desanimou e deu a volta por cima, demonstrando muita força durante as metas volantes disputadas neste domingo. O atleta, que já havia vencido as duas primeiras etapas da competição, completou a etapa final na décima colocação, mas venceu duas metas volantes (chegadas intermediárias que valem pontos e bonificação por tempo) e conseguiu tirar tempo suficiente para comemorar o título geral da Volta Ciclística do Paraná 2015.
“Ser campeão de uma competição tão importante é muito gratificante para a nossa equipe. Trabalhamos duro durante todas as etapas e tenho certeza que merecíamos essa vitória. Larguei sabendo da dificuldade de retomar a camiseta azul de líder na última etapa, mas acabei conseguindo vencer as metas e terminar com a vitória geral”, declarou o campeão.
A segunda colocação da classificação geral ficou com Rodrigo do Nascimento, da equipe São Francisco/Ribeirão Preto, ficando a apenas 3 segundos do campeão. Alexandre Manarelli, da Funvic/Carrefour/São José dos Campos, completou o pódio em terceiro a 10 segundos de diferença. O campeão da camiseta branca com bolinhas vermelhas (campeão de montanha) foi Jeovane Oliveira, da São Francisco/Ribeirão Preto, enquanto a camiseta branca (melhor sub-23), terminou com Fernando Finkler, da Avaí/Florianopolís. A camiseta verde (campeão por pontos), também ficou com Rodrigo Melo que somou 38 pontos, contra 31 pontos do atleta Alexandre Manarelli, segundo colocado.
Na briga da classificação por equipes, a vitória ficou com a São Francisco/Ribeirão Preto, que se destacou por ser uma das equipes mais atuantes e regular da competição. O time de São Paulo terminou a competição somando 54h28min46s, seguida pela ECT/Taubaté a 2min19s, e Funvic/Carrefour/São José dos Campos a 3min13s.
“Conseguimos fazer um ótima prova e estamos felizes com o resultado. Os nossos ciclistas sempre estiveram participando das fugas e trabalhando durante as etapas. Acredito que foi um título muito merecido por tudo que fizemos durante os cinco dias de competição. Agora é focar no Campeonato Brasileiro de Estrada que é o nosso próximo objetivo”, comentou Marcelo Donnabela, técnico da equipe de Ribeirão Preto.
Os atletas receberam a premiação das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, que fez questão de elogiar o desempenho de todas as equipes presentes. “As equipes fizeram um grande trabalho durante toda a volta e estão de parabéns. A confederação, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, vai continuar empenhada na idealização e manutenção de eventos deste nível, sempre pensando no desenvolvimento do ciclismo brasileiro”, declarou Vasconcellos.
Classificação da Etapa
- Ramiro Cabrera (Dataro/Bottecchia) / 2h18min30s
- Matias Medici (Avai/Florianopolis) / a 2s
- Robson Ribeiro Dias (Memorial/Santos) / 1min04s
- Murilo Ferraz (Funvic/Carrefour/São José dos Campos) / mt
- Verinaldo Pereira (ECT/Taubaté) / mt
Classificação geral
- Rodrigo Melo (Green/Piracicaba) / 18h09min08s
- Rodrigo do Nascimento (São Francisco/Ribeirão Preto) / a 3s
- Alexandre Manarelli (Funvic/Carrefour/São José dos Campos) / a 10s
- Alex Arseno (ECT/Taubaté) / a 22s
- Mauricio Knapp (São Francisco/Ribeirão Preto) / a 23s
Classificação por pontos
- Rodrigo Melo (Green/Piracicaba) / 38 pontos
- Alexandre Manarelli (Funvic/Carrefour/São José dos Campos) / 31 pontos
- Ramiro Cabrera (Dataro/Bottecchia) / 20 pontos
Classificação de montanha
- Jeovane Oliveira (São Francisco/Ribeirão Preto) / 24 pontos
- Wolfgang Burmann (Islas Galapagos/Equador) / 16 pontos
- Felipe da Paixão (Equipe UFF de Ciclismo) / 10 pontos
Classificação por Equipes
- São Francisco/Ribeirão Preto – 54h28min46s
- ECT/Taubaté – a 2min19s
- Funvic/Carrefour/São José dos Campos – a 3min13s
Classificação completa: [Resultados]
Programação
- 27/05 – 1ª Etapa – Bela Vista do Paraíso/Primeiro de Maio/Bela Vista do Paraíso (128,4km)
- 28/05 – 2ª Etapa – Londrina/Tamarana/Londrina (153km)
- 29/05 – 3ª Etapa – Ibiporã/Bela Vista do Paraíso/Ibiporã (167km)
- 30/05 – 4ª Etapa – Arapongas/Guaraci/Arapongas (198km)
- 31/05 – 5ª Etapa – Londrina/Londrina (100km)
Total: 746,4km
Campeões
- 2004 – Soelito Gohr
- 2005 – Maurício Morandi
- 2006 – Márcio May
- 2007 – Renato Seabra
- 2008 – Renato dos Santos
- 2009 – Raul Cançado
- 2010 – Marco Arriagada
- 2014 – Alexandre Manarelli
- 2015 – Rodrigo Melo