As pedaladas presidenciais são realizadas sempre na companhia de dois seguranças – também de bicicletas – e de uma equipe que acompanha o trajeto por carro, à distância.
A bicicleta utilizada pela presidenta é um modelo feminino da linha Specialized Expedition, que diferencia-se das demais por seu tubo superior baixo, que facilita o montar e desmontar, mesmo quando sua usuária estiver de saia ou vestido.
Voltada para uso urbano recreacional e de mobilidade, a Expedition prioriza o conforto sobre a performance. Seu quadro é construído em alumínio A1 Premium, em uma geometria que proporciona boa estabilidade e segurança, mesmo para ciclistas inexperientes.
O conforto é garantido pelo amortecedor SR Suntour, com curso de 63 mm e pelo selim Comfort de molas e plataforma larga, com espuma de dupla densidade na parte superior.
O grupo transmissor utilizado é o Shimano Tourney, de 7 x 1 velocidades, em uma relação de cassete 14-34 dentes e coroa de 42 dentes. Esta combinação, embora suficiente para utilização em parques e vias planas, pode não ajudar muito nas subidas mais íngremes.
A Specialized Expedition utiliza rodas aro 26, com resistentes aros de paredes duplas em alumínio, com 32 furos, montados em pneus Specialized Hemisphere, na medida 26 x 1,95″um l. As rodas utilizam blocagens rápidas que, se por um lado facilitam a retirada sem a utilização de ferramentas, podem ser um alvo fácil de ladrões quando a bike estiver estacionada em um paraciclo.
As câmaras de ar são do tipo com válvula Schrader, que podem ser enchidas em qualquer posto de gasolina.
Com três opções de cores e três tamanhos (P, M e G), a Specialized Expedition é vendida no Brasil ao preço médio de R$ 2.349,00.