Nova ferramenta facilita a instalação de pneus tubeless sem a utilização de compressores de ar
Apesar de suas inúmeras vantagens como baixo peso total, menor resistência de rolagem e a quase ausência de problemas com furos, pneus tubeless também tem seus inconvenientes. O principal deles é a necessidade da utilização de compressores de ar ou cartuchos de CO2 para inflá-los após sua montagem nos aros, já bombas manuais não são capazes de fornecer alta pressão de ar na velocidade suficiente para que as bordas do pneu se encaixem uniformemente nas paredes do aro.Tendo isto em mente, uma pequena empresa de Gales, Reino Unido, desenvolveu o Airshot, um acessório que permite a montagem de pneus tubeless em poucos segundo e sem maiores complicações.
Basicamente o Airshot é um cilindro de ar comprimido que pode ser totalmente recarregado através de uma simples bomba de piso. Segundo suas especificações, o acessório permite uma pressão máxima de 160 psi (11 bar), suficiente para ser utilizado tanto em rodas de bicicletas de estrada quanto MTB.
Para montar um novo pneu na roda de sua bicicleta, basta conectar a cabeça na válvula de ar e pressionar o botão do Airshot para inflar o pneu em poucos segundos.
Para o mecânico entusiasta e não profissional, o Airshot pode ser uma alternativa boa e barata aos caros, barulhentos e volumosos compressores de ar já que, apesar de ter sido desenvolvido para originalmente para montagem de pneus tubeless, pode ser utilizado também para inflar pneus convencionais com câmaras e até na limpeza da bicicleta, quando conectado a uma pistola de ar.
Ainda sem distribuidor oficial no Brasil, o Airshot pode ser adquirido diretamente no website do fabricante, ao preço de 94 dólares, mais despesas de envio.