Antonio Garnero e Flávia Oliveira são os atuais campeões da prova de resistência na Elite
A partir desta quinta-feira (25), a cidade de Araraquara recebe os melhores atletas do país nas categorias Elite e Sub-23 (masculino e feminino) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada. A competição estará reunindo 170 ciclistas que representam 14 estados do Brasil.Alguns dos vencedores de edições anteriores já estão confirmados no start list dessa temporada, o que certamente aumenta a competitividade em todas as provas. Murilo Fischer, ciclista da equipe profissional francesa FDJ e campeão em 2010 e 2011, por exemplo, está de olho no tricampeonato. Já o vencedor da prova de Resistência em 2014, Antonio Garnero lembra que chegar no topo do pódio não é nada fácil, além de um privilégio para poucos.
“É preciso ter a humildade e a consciência de que ser o campeão nacional não significa ser o melhor de todos. Ao contrário, são os valores que te levaram à conquista, como o trabalho, disciplina, perseverança, entre outros, que devem ser divulgados. A vitória nada mais é do que a recompensa pelo esforço que passamos diariamente sobre nossas bicicletas nas estradas desse país.”
Para a atual campeã da prova de contra relógio feminina, Ana Paula Polegatch, o brasileiro é um dos seus principais objetivos e servirá de teste na preparação para o Pan de Toronto/2015, onde pretende brigar pelas primeiras colocações.
“Ganhar em 2014 foi uma experiência única. Sabia da dificuldade por conta do nível dos atletas, mas fiz uma preparação específica e consegui vencer. Com certeza esse ano também será uma batalha bem difícil, tenho adversárias muito fortes, mas também treinei muito e estou preparada para mais esse desafio. Meu foco maior na temporada é o Pan mas essa é a prova mais importante da modalidade no país”, contou Ana Paula.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2015 é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Programação
- Dia 25 (Quinta-feira): Congresso Técnico – às 18h, no Centro Internacional de Convenção de Araraquara “Dr Nelson Barbieri”
- Dia 26 (Sexta-feira): Prova de Contra-Relógio – todas as categorias
- Dia 27 (Sábado): Prova de Resistência – Feminino Sub-23 e Elite
- Dia 28 (Domingo): Prova de Resistência – Masculino Sub-23 e Elite
Detalhes do percurso podem ser visualizados aqui.
Últimos campeões
2014
- Antonio Garnero/Flávia Oliveira (Resistência) – Ana Paula Polegatch/Pedro Nicacio (Contra-Relógio)
2013
- Rodrigo Nascimento/Luciene Ferreira (Resistência) – Luiz Amorim/Clemilda Fernandes (Contra-Relógio)
2012
- Otavio Bulgarelli/Luciene Ferreira (Resistência) – Luiz Amorim/Luciene Ferreira (Contra-Relógio)