Modelo emblemático da marca estadunidense volta com força total para reconquistar o público adepto de XC e Marathon
A marca Trek aproveitou toda sua experiência no projeto e desenvolvimento de bicicletas full suspension para remodelar um de seus modelos mais icônicos, a Top Fuel. Para 2016, a linha, voltada para a prática de Cross-Country e Marathon, teve sua geometria e pesos alterados de forma a proporcionar uma pedalada mais agressiva, sem com isto ter seu baixo peso comprometido.A linha Top Fuel substituirá a atual Trek Superfly FS e terá versões de quadro em alumínio e em fibra de carbono OCLV, este último pesando apenas 1,9kg, com o amortecedor traseiro.
Seu quadro utilizará uma série de tecnologias proprietárias da Trek, como a Mino Link, que permite variar a geometria da bicicleta mediante a troca de posicionamento de um elo da balança traseira. Com isto, é possível alterar o ângulo da caixa de direção em meio grau, além de modificar a altura da caixa de centro, o que favorece a pilotagem em trechos mais técnicos.
Como nas demais linhas da marca, a Trek Fuel utiliza as tecnologias de amortecimento Active Braking Point, Full Floater e EVO Link, unidas para criar uma suspensão com 10mm de curso sempre ativa e eficiente, mesmo em situações de frenagem.
Apesar de sua clara orientação XC, a Top Fuel 2016 utiliza o novo padrão de eixos de roda Boost, com 148mm de comprimento no cubo traseiro e 110mm na roda dianteira. Este sistema, desenvolvido em parceria da Trek com a SRAM, aumenta a rigidez lateral da roda e permite a construção de quadros com stays mais curtos, tornando assim a bicicleta mais ágil, principalmente nas subidas.
Defensora intransigente do formato 29er, a Trek só tardiamente admitiu o óbvio: rodas grandes não funcionam para qualquer biotipo. Assim desde o ano passado, o fabricante passou a disponibilizar o chamado sistema Smart Wheel Size, que utiliza bicicletas com rodas aro 29″ para os tamanhos M e L; e 27,5″ para os quadros menores. Uma solução sensata e que, inclusive, já é adotada por vários outros fabricantes.
Além disso, a marca disponibilizará um modelo específico para as mulheres. trata-se da Trek Top Fuel, que além das rodas 27.5″, será equipada com componentes específicos para elas, mantendo entretanto a mesma geometria que o resto da linha.
O quadro será também disponibilizado para comercialização avulsa e é compatível com coroas de até 36 dentes, na relação 1 x 11 velocidades.
O modelo topo de linha da série, a Top Fuel 9.9SL virá equipada com amortecedor dianteiro RockShox RS-1, rodas com aros de carbono DT-Swiss XMC 1200 e pedivela Race Face Next SL. Seu quadro, com roteamento interno de cabos, é compatível com o grupo eletrônico Shimano XTR Di2 (em conjunto com o amortecedor de acionamento eletrônico Fox iCTD) e com canotes telescópicos de selim.
Até o presente momento a Trek não havia disponibilizado as especificações técnicas, disponibilidade no mercado e preço da nova linha Top Fuel 2016. em breve, maiores informações.