Nova Turbo Levo utiliza bateria integrada ao quadro e motor com três níveis de potência, controlados pelo smartphone do usuário
De olho no crescente mercado das bicicletas eletricamente assistidas, ou e-bikes, a Specialized anuncia o lançamento da Turbo Levo, uma mountain bike full suspension que utiliza o novo formato de rodas 27.5+, também conhecido como 650B Plus.Construir e-bikes não é exatamente uma novidade para a gigante norte-americana. Em 2012 a Specialized lançou um modelo para utilização urbana, a Turbo, da qual além do nome, o novo modelo herdou algumas características.
A nova Turbo Levo é construída a partir de um quadro de alumínio reforçado com a tecnologia de suspensão FSR proprietária da marca, equipada com um amortecedor traseiro Fox Float DPS, customizado pela Specialized com o exclusivo sistema AutoSAG, que permite sua regulagem de forma fácil e intuitiva.
O tubo inferior armazena a bateria removível, que pode ser totalmente recarregada em três horas.
O motor, desenvolvido pela própria Specialized, é integrado à caixa de centro, pesa apenas 3,4kg. Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, é capaz de desenvolver uma potência máxima de 530 W/90Nm.
Assim como em outros modelos de e-bikes, o motor da Turbo Levo possui três opções de níveis de potência: Eco, Trail e Turbo, para uma perfeita adequação às distintas necessidades de cada ciclista.
A central controladora do motor possui as interfaces de comunicação de dados Bluetooth e ANT+, o que possibilita monitorar e até controlar, por meio do Specialized Mission Control, a potência do motor e seu funcionamento geral, adaptando seu rendimento ao tipo de terreno ou condução.
Além do aplicativo, compatível com as plataformas Android e iOS, será possível também controlar a Turbo Levo através de ciclocomputadores Garmin da série Edge (através de atualização de firmware, ainda sem data de lançamento).
Ao contrário da concorrente Scott, que utiliza pneus de 2.8″ de largura em suas bikes 27.5+, a Specialized optou pelos ‘gordos’ modelos 6Fattie Ground Control, de 3 polegadas de largura, montados em rodas Roval Traverse, cujos aros possuem o diâmetro interno de 38mm.
Confira abaixo as especificações técnicas dos demais componentes da nova Specialized Turbo Levo:
- Quadro: M5 Premuim Alumínium, 135mm de curso de amortecimento traseiro
- Amortecedor traseiro: Fox Float Factory DPS
- Amortecedor dianteiro: RockShox Pike RC, 140mm de curso
- Caixa de direção: Hella Flush
- Mesa: Specialized XC, 6º
- Guidão: Specialized 7050
- Manoplas: Specialized Sip Grip
- Freios: SRAM Guide, com rotores de 180mm (dianteiro) e 200mm (traseiro)
- Câmbio traseiro: SRAM X01, 11 velocidades, Carbon Cage
- Passador: SRAM X1, 11 velocidades
- Cassete: SRAM XG-1180, 11 velocidades, 10-42 dentes
- Corrente: KMC X11L, 11 velocidades, com Missing Link
- Pedivela: Custon Praxis, com coroa de 32 dentes
- Rodas: Roval Traverse, 650B
- Pneus: Specialized 6Fattie Ground Control, 27.5+ x 3″