Ciclistas da equipe AOO Specialized representam o Brasil em Toronto no próximo domingo (12), quando será disputada a prova de MTB Cross Country
Dos quatro ciclistas que representarão o Brasil na prova de mountain bike dos Jogos Pan-Americanos 2015, em Toronto (Canadá), dois são da equipe AOO Specialized: a goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubinho Valeriano. Ambos buscarão uma medalha para o País no próximo domingo (12), quando será disputada a prova de cross country do principal evento esportivo do continente americano.Raiza chega ao Pan em ascensão, como a ciclista número 1 do cross country brasileiro e entre as 30 melhores do mundo – atualmente, ocupa a 26ª posição no ranking individual da UCI (União Ciclística Internacional). Recentemente, a goiana retornou da Europa, onde participou de cinco competições – sendo duas etapas da Copa do Mundo de Cross Country – e conquistou 147 pontos UCI.
“Vou em busca do meu melhor, desejo muito finalizar entre as cinco primeiras pelo menos. Quero conseguir representar bem o Brasil e também seguir em forma para o restante da temporada, porque no fim de semana seguinte teremos o Campeonato Brasileiro de Cross Country [dia 19, em Petrópolis-RJ]”, afirma Raiza.
Brigando por uma vaga no Rio 2016, Raiza também considera o Pan como parâmetro para sentir o nível de competitividade da Olimpíada. A ciclista enfrentará fortes adversárias, como a mexicana Daniela Campuzano, vencedora da primeira etapa da CIMTB Levorin 2015, em Araxá (MG). “Além da Campuzano, teremos atletas fortes dos Estados Unidos e do Canadá. Também nunca podemos desconsiderar as argentinas, colombianas e equatorianas”.
- Raiza Goulão Henrique
- Apelido: Raiza
- Data de Nascimento: 28/02/1991
- Idade: 23 anos
- Cidade: Pirenópolis (GO)
- Modalidade: XCO
- Principal conquista: Bicampeã Pan-americana sub-23
- Momento mais marcante: conquista do bicampeonato Pan-americano
Rubinho tenta repetir prata de 2007 – Segundo do Brasil no cross country masculino (60º no ranking mundial), Rubinho Valeriano tentará em Toronto engrandecer ainda mais sua história nos Jogos Pan-Americanos, atingindo sua terceira participação na competição. Medalhista de prata no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, o mineiro foi quinto colocado em Guadalajara, há quatro anos.
“O Pan vale poucos pontos UCI, mas representar o nosso Brasil é uma responsabilidade e uma emoção muito grandes. O reconhecimento obtido com uma medalha é algo inestimável”, diz Rubinho, para quem colombianos, canadenses e norte-americanos serão os principais oponentes.
“O continente americano tem atletas muito fortes. Só saberei as reais condições de briga por pódio quando fizer o reconhecimento da pista”, avalia.
- Rubens Donizete Valeriano
- Apelido: Rubinho
- Data de Nascimento: 14/08/1979
- Idade: 36 anos
- Cidade: Poços de Caldas (MG)
- Modalidade: XCO
- Principal conquista: Vaga nas Olimpíadas Pequim 2008 e Londres 2012
- Momento mais marcante: Medalha de prata no Pan Rio 2007