Nova KTM Scarp 2016 conta com novo sistema de suspensão, menor peso e maior foco XC / marathon competitivo
Mais famosa por aqui no Brasil por suas motocicletas de alto desempenho que pelas suas bicicletas, a marca austríaca KTM anunciou esta semana a reformulação completa do modelo 2016 de sua full suspension topo de linha no seguimento de cross-country / marathon, a Scarp.Totalmente redesenhado a partir do zero, o novo quadro da Scarp não guarda nenhuma semelhança com o modelo atual. O amortecedor, que anteriormente situava-se paralelamente ao tubo do selim, agora fica praticamente embutido no tubo superior, em um sistema batizado pela KTM como Straight Line Link.
A nova modificação no posicionamento não apenas posiciona a carga vinda dos stays diretamente para o amortecedor – diminuindo o estresse da balança -, como também alivia consideravelmente o peso final do quadro.
Outra mudança claramente visível são os stays da balança traseira, que estão mais finos e leves, sem que com isto tenham perdido sua resistência. O resultado é um quadro extremamente leve, que pesa, em sua versão full carbon, 1,8kg (sem o amortecedor traseiro).
Para garantir a rigidez estrutural tão necessária em bikes com rodas aro 29, a nova KTM Scarp utiliza o padrão de eixos de rodas Boost, lançado este ano pela SRAM, com 148mm na roda traseira e 110mm na dianteira.
A KTM Scarp 2016 será disponibilizada em três opções de quadro: full carbon; carbono, com o triângulo traseiro em alumínio e a versão básica, totalmente em alumínio. Seu curso de amortecimento é de 90mm (traseira) e 100mm a frente, o que denota suas características para uso em XC competitivo.
De acordo com a KTM, o modelo topo de linha, a Prestige, virá equipada com grupo transmissor SRAM XX1 e terá o peso final de apenas 9,96kg. Os preços oscilarão entre 2.300 euros para a versão básica, a 6.899 euros para o modelo Scarp Prestige.