Exame antidoping ministrado no ciclista italiano Luca Paolini deu positivo para o consumo de cocaína
O ciclista italiano Luca Paolini, da equipe russa Katusha, foi flagrado em exame antidoping durante a disputa da edição 2015 do Tour de France, conforme nota divulgada pela União Ciclística Internacional (UCI).De acordo com a organização, um exame realizado na última terça-feira deu resultado positivo para cocaína.
Segundo o regulamento da UCI, a substância não é considerada dopante fora do período de competição, embora ainda não seja conhecido se os traços encontrados foram consumidos antes do início da prova. Para as entidades antidoping determinarem punição, vale o dia do exame para considerar que o consumo aconteceu durante o Tour de France.
Logo após a divulgação do exame, a equipe Katusha determinou a exclusão imediata do ciclista e informou à imprensa que esperará a divulgação da contraprova para anunciar qualquer nova medida e comentar sobre o assunto.
Primeiro atleta flagrado em antidoping nesta edição do Tour, Paolini encerrou a sétima etapa, disputada hoje entre as cidades de Livarot e Fougères, na 168ª colocação, a quase 47 minutos do líder, o britânico Chris Froome, da Sky.