Com os novos lançamentos, a marca japonesa passa a ter em seu catálogo nada menos que 71 modelos diferentes
Criadora do sistema de pedal de encaixe mais utilizado na história do mountain bike, a Shimano também orgulha-se de possuir em seu catálogo de produtos a maior diversidade de sapatilhas entre todos os demais fabricantes deste acessório.Para dar continuidade à sua supremacia em calçados para ciclismo e ao mesmo tempo celebrar o aniversário dos 25 anos de criação do primeiro pedal SPD, a marca japonesa anunciou o lançamento de nada menos que 18 novas sapatilhas, para utilizações diversas que vão do Triathlo ao Downhill. Com os novos lançamentos, a Shimano passa a ter em seu catálogo a impressionante quantia de 71 modelos diferentes e suas variações.
Um dos destaques da nova coleção é a linha AM, designada para utilização em modalidades mais radicais do mountain bike, como o All Mountain, o DH e o Freeride. Desenvolvida em parceria com a equipe Atherton Racing, a linha é composta por três modelos, cada uma com suas próprias características de utilização, embora compartilhem algumas características, como fixação com tira de velcro e cadarços (protegidos por uma placa de couro sintético), espuma de EVA na entressola e solado em borracha Vibram.
SH-AM9 e SH-AM7
Desenvolvida para utilização em MTB Trail, All Mountain e Downhill, a nova sapatilha SH-AM9 diferencia-se do modelo SH-AM7 por seu solado compatível com pedais clipless. Para este modelo, a Shimano recomenda a utilização do pedal PD-M647.
Já o modelo SH-AM7 possui o solado inteiriço, para ser utilizado em pedais do tipo plataforma, como o PD-MX80.
As novas sapatilhas SH-PD9 e SH-PD7 pesam 744 e 731 gramas, respectivamente.
SH-AM5
Com sua área de uso focada no BMX e no MTB recreacional, o modelo SH-AM5 prioriza o conforto e a proteção dos pés do ciclista. Diferentemente dos modelos SH-AM7 e AM9, na AM5 os cadarços ficam aparentes, sem a placa de proteção.
A Shimano recomenda a utilização da sapatilha AM5 em conjunto com os pedais PD-M647.
A nova sapatilha SH-PD5 pesa 941 gramas.
SH-MW7
Voltada para a utilização em clima frio ou condições de lama intensa, a nova sapatilha MW7 pode ser quase que completamente imersa em água sem que a mesma penetre em seu interior, graças a seu revestimento em Gore-Tex, que também funciona como isolante térmico.
Sua entressola é construída com a tecnologia Torbal (Torsional Balance) onde o solado é confeccionado em borracha natural dividida em duas densidades diferentes. Na parte frontal, ela é mais rígida, para não prejudicar a pedalada; já a zona central, mais maleável permite que o pé flexione de forma natural, evitando assim que o ciclista escorregue quando caminha.
SH-XM9 e SH-XM7
Visualmente falando, os novos modelos de utilização mista XM9 e XM7 lembram mais calçados de caminhadas do que propriamente uma sapatilha de MTB.
Ambos modelos possuem gola em Gore-Tex, revestimento em couro Nubuck e entressola em Vibram, além de uma placa de EVA que garante ol máximo conforto durante as caminhadas.
Devido a sua construção que lembra um tênis de caminhada, o XM7, com seus 870 gramas, é bem mais leve que o XM9, que pesa 1.070g.
Os dois modelos são vendidos com uma proteção de borracha para ser utilizada com pedais do tipo plataforma.
De acordo com a Shimano, os novos modelos estarão disponíveis nas lojas de todo o mundo a partir de outubro.