Bicicleta eletricamente assistida pesa menos de 12kg e uma vez dobrada pode ser facilmente armazenada e transportada
Entre as centenas de modelos de bicicletas elétricas disponibilizadas no mercado, um modelo que ainda não começou a ser produzido comercialmente tem de tudo para destacar-se com sucesso por seus diferenciais.Criada por um designer londrino, a A-Bike é anunciada como ‘a mais leve e compacta e-bike dobrável do mercado’.
Com o peso total de apenas 12kg, incluindo a bateria, seu quadro é construído em liga de alumínio aeronáutico reforçado e pode ser totalmente dobrada em apenas 10 segundos.
A bicicleta, que possui um motor elétrico que funciona apenas no modo assistido – só liga quando há movimentação do pedivela -, utiliza uma das menores baterias já vistas em uma e-bike. Com 24v, ela gera autonomia suficiente para 24 quilômetros.
A A-Bike utiliza um sistema de duas correntes: uma que transmite a força da pedalada para a roda traseira e uma outra, menor, que transmite a força do motor para o pedivela. Ambas as correntes são protegidas por uma capa plástica, o que impede que as roupas do ciclista fiquem sujas por contato com as mesmas.
Em fase de arrecadação de fundos para sua produção comercial, a A-Bike pode ser previamente adquirida diretamente através do site de financiamento coletivo Kickstarter, ao preço de 449 libras (cerca de 2.200 reais).