Pesando apnenas 1,4kg e com a potência máxima de 60 Nm, novo motor é acoplado ao pedivela da bicicleta
Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz só de ouvirem falar sobre e-mountain bikes, o conceito pode revelar-se bastante útil em situações onde o ciclista, seja por questão de idade ou problemas de locomoção, não possua força necessária para as pedaladas.Além disso, uma bicicleta eletricamente assistida pode ser literalmente uma mão na roda para o praticante de Downhill, obrigado a empurrar sua bike morro acima em locais que careçam de infraestrutura para os adeptos da modalidade.
Pensando nisto, a alemã Bionicon, criadora da revolucionária bicicleta de geometria variável Edison EVO, criou o e-ram, um compacto motor elétrico, que virtualmente pode ser instalado em qualquer bicicleta MTB.
Embora já existam no mercado opções de kits para converter bicicletas comuns em e-bikes, como rodas cujo cubos abriguem motores elétricos, este tipo de adaptação, relativamente comuns em ambiente urbano, não é popular em ambientes off-road, principalmente em full suspensions, já que adiciona peso não amortecido pela suspensão, algo que ninguém deseja em uma mountain bike.
Por outro lado, várias empresas como a Bosch e a Yamaha desenvolveram motores que são instalados na caixa de centro da bicicleta, o que soluciona parte do problema, mas que condiciona sua instalação apenas em bicicletas com quadros especificamente construídos para tal.
Para solucionar o problema, a Bionicon desenvolveu um motor de pequeno tamanho e perfil estreito, compacto o suficiente para ser instalado no lado esquerdo do pedivela da bike.
Embora de pequenas dimensões, o valente motor, de 1,4kg, possui a potência máxima de 250W, o que proporciona um torque máximo de 60 Nm, suficiente para auxiliar nas pedaladas em terrenos mais íngremes.
A bateria do motor, uma Samsung de 48 volts por 5.8 amperes, pesa 2,4 kg. Curiosamente, não fica presa ao quadro, mas sim em uma mochila nas costas do ciclista, solução que pode causar alguns transtornos caso o mesmo necessite utilizar mochilas de hidratação. Por outro lado, a mesma pode ser utilizada para alimentar acessórios eletrônicos como smartphones, faróis e GPS.
O cabo de alimentação é conectado a uma tomada magnética instalada no tubo superior da bicicleta, o que garante que o mesmo se desconecte sem danos, caso o usuário desmonte da bike abruptamente.
Através de um aplicativo para smartphones, o ciclista pode monitorar o nível da bateria e o status do nível de assistência do motor.
O novo motor e-ram será equipamento padrão na linha 2016 das bicicletas Bionicon Edison Evo e futuramente deverá ser vendido avulsamente. Para viabilizar sua produção, a marca está dando início a uma campanha de financiamento coletivo através do Kickstarter, onde pode ser adquirido por 1.750 euros, com entrega prevista para fevereiro.