Ana Polegatch e Franklin Almeida levam ouro na Perseguição individual. Com a participação dos medalhistas do Pan de Toronto/2015, prova de Velocidade Individual será atração desta sexta (31)
Os ciclistas que disputam o Campeonato Brasileiro de Pista – Elite 2015 continuam fazendo bonito no Velódromo Municipal de Maringá (PR). Disputas acirradas, equilibradas e de alto nível técnico marcaram as finais das provas de Perseguição Individual. No masculino, Franklin Almeida (Team Osasco) cravou 4min49s707 no percurso de 4km (16 voltas) deixando Cristian Egídio (Clube Dataro de Ciclismo), recém chegado da disputa do Pan de Toronto/2015, com a segunda colocação, com 4min50s316. Na briga pelo bronze, quem se deu bem foi Endrigo da Rosa (Memorial/Santos) que venceu Flávio Santos (Carrefour/São José dos Campos).“Foi uma prova difícil, de muito equilíbrio. Estou a pouco tempo nas provas de fundo, que exigem maior resistência, fiz uma adaptação há uns dois anos para esta prova de 4.000 metros e também para a Omnium. Mas me senti muito bem durante a prova, tentei não deixar o Cristiam escapar, ficando sempre próximo e arrematei no final. Agora estou focado na prova de 1Km Contra-Relógio, onde sou o atual campeão brasileiro e recordista nas pistas de Curitiba e Americana, espero fazer o mesmo aqui em Maringá”, contou Franklin, que também está escalado para competir na Omnium, competição que engloba seis provas.
Já no Feminino, a atleta da Seleção Brasileira Ana Paula Polegatch precisou de muita garra para derrotar Daniela Lionço (Team Osasco) no percurso de 3km (12 voltas). A definição veio nas três últimas voltas e Ana Paula acabou conquistando o tetracampeonato da prova ao finalizar com 3min59s846, somando o terceiro ouro da equipe Memorial/Santos no campeonato. A terceira colocação ficou com Cristiane da Silva (Carrefour/São José dos Campos), que venceu Silvia Augusta (Team Osasco).
“A prova foi bem disputada. Larguei forte, mas não fiz uma prova muito controlada. Tive que dar 100% o tempo todo e arrematar no final, como aconteceu. Estava muito parelho e não dava pra saber quem iria vencer. O tempo inteiro eu ficava tentando ouvir a locução da prova para poder saber a diferença, mas graças a Deus consegui a medalha de ouro. A expectativa agora é continuar mantendo bons resultados, ajudar a equipe, estamos bem entrosadas e acho que isso está fazendo a diferença”, contou Ana Paula, que na quarta-feira também havia subido ao topo do pódio na Perseguição Por Equipes.
Medalhistas no Pan de Toronto dominam classificatórias das Provas de Velocidade Individual
Os velocistas chegaram afiados e motivados para as classificatórias das provas de Velocidade Individual. Os 12 melhores tempos do dia formaram as seis chaves das quartas-de-final. Embalados pela conquista da medalha de Bronze na prova de Velocidade Por Equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015, Flavio Cipriano (Equipe de Ciclismo Taubaté), Kacio Fonseca (Minas Gerais) e Hugo Osteti (Paulínia) mostraram que estão em ótima forma e chegam favoritos ao título na prova.
Na classificatória, Hugo Osteti cravou o melhor tempo entre os competidores, vencendo a sua disputa com 11s008. A segunda melhor marca ficou com Kacio Freitas fazendo 11s277, enquanto Davi Romeo fechou a terceira melhor marca fazendo 11s431. Também se classificaram para a disputa das quartas de final, Flávio Cipriano, Fernando Sikora Jr, Leandro de Larmelina, Wallassy de Souza e Caio Buoni. Os confrontos acontecem nesta sexta (31), a partir das 14h30 da tarde.
Paraciclismo define seus primeiros campeões
Ainda no Velódromo de Maringá, outro destaque do dia foram as competições de Paraciclismo. Na prova de perseguição individual, categorias C2 e C3, Célio Rafael (Clube Maringaense de Ciclismo) venceu o duelo contra Fábio Lucato. Já na C5 a disputa foi intensa e terminou com Johnatan Santos cruzando a linha de chega em primeiro lugar, com 5min23s251, seguido por André Luis Candido a menos de um segundo de diferença (5min24s603).
Completaram o pódio Roger Paixão, terceiro (5min45s025) e Diogo Santana, quarto colocado (5min46s523). Os paraciclistas voltam à pista nesta sexta-feira para a prova de 1km contra relógio e no sábado competem no Scratch.