Novo Fox Live utiliza sensores com acelerômetros em diversos pontos da bicicleta para ajustar os amortecedores de forma automática, de acordo com as condições de pilotagem e do terreno
Um dos maiores nomes em amortecedores para bicicletas, a Fox Racing, está desenvolvendo um novo sistema de amortecimento com acionamento eletrônico denominado Live Valve.
O novo Live Valve vai muito além de um mero sistema de bloqueio remoto com acionamento eletrônico, como é o caso do atual amortecedor Fox iRD que equipa as Scott Spark 700 Di2, onde a decisão sobre o comportamento do amortecedor ainda recai sobre o ciclista.
Assim como no concorrente RockShox e:i Shock, uma série de acelerômetros instalados em diversos pontos do quadro e do amortecedor dianteiro permitem ao Live Valve interpretar as condições do terreno e estilo de pilotagem e regular a suspensão de forma totalmente automática, maximizando a performance e a eficiência da pedalada.

Ao contrário dos amortecedores iRD, onde o ciclista pode escolher através do controle remoto três tipos de amortecimento (Totalmente aberto, meio curso e travado), este recurso inexiste no Live Valve.
A posição padrão do amortecedor é travada. Quando o sistema detecta alguma irregularidade no terreno, automaticamente faz os ajustes necessários para abrir a suspensão. O Live Valve é capaz de detectar automaticamente uma roda ‘solta’ no ar (durante um salto, por exemplo) e ajustar a suspensão para obter máxima absorção do impacto. De acordo com a Fox, a resposta do amortecedor é de apenas 25 milissegundos.

Toda operação poderá ser monitorada pelo ciclista através de um display instalado no guidão da bicicleta ou através de um smarthphone, via Bluetooth. Um timer garante que o amortecedor permaneça aberto após o primeiro impacto. Caso o terreno se torne regular, o sistema volta a travar a suspensão.

De acordo com a Fox, o novo sistema de amortecedores eletrônicos Live Valve ainda estão em processo de desenvolvimento e testes, sem data definida para ser lançado comercialmente.