Sistema de ajuste da geometria do quadro permite ao novo modelo utilizar tanto rodas 26 quanto 27.5 polegadas
A marca canadense Rocky Mountain apresentou este mês seu mais novo lançamento. Trata-se da Maiden, bicicleta para utilização específica nas modalidades de Freeride e Downhill, que vem para substituir a obsoleta linha Flatline, modelo que utiliza rodas no formato 26 polegadas e que não sofre nenhuma modificação significativa deste 2010.Longe de abandonar as rodas aro 26″, que ainda contam com inúmeros adeptos nas disciplinas mais radicais do MTB, a nova Maiden é totalmente compatível tanto com estas quanto com rodas no formato 27.5 polegadas, também conhecido por 650B.
Isto é possível graças a uma solução relativamente simples. Mediante a alteração do eixo da roda traseira e do pivô excêntrico localizado na base do amortecedor traseiro, além da troca dos espaçadores situados na caixa de direção, é possível alterar o curso da suspensão traseira e o ângulo do garfo dianteiro, de forma a preservar a geometria e a altura da caixa de centro, de acordo com tamanho das rodas utilizadas.
A nova Rocky Mountain Maiden é construída a partir de um quadro em fibra de carbono com sistema de suspensão do tipo four bar likage, com 200mm de curso e que utiliza pivôs no lugar de rolamentos convencionais. de acordo com o fabricante, além de ser tão rígido lateralmente quanto nos modelos rolamentados, dá menos problemas de manutenção. Seu sistema de lubrificação é realizado através de um orifício para a injeção da graxa nova, que expulsa a velha através de outro orifício.
Seguindo a tendência atual, todo o cabeamento de marchas e do freio traseiro é roteado internamente ao quadro, que prevê espaço para a instalação de baterias para uso com as transmissão eletrônica Shimano XTR Di2.
A Maiden será disponibilizada a partir de outubro em quatro versões distintas, além do quadro vendido de forma avulsa. Três dos quatro modelos são equipados com os novos amortecedores BOS Idylle (dianteiro), com 208mm de curso e BOS Stoy Rare (traseiro), a mola/óleo. Todos os modelos virão equipados de série com rodas de 27.5 polegadas.
Maiden Unlimited
Modelo topo de linha, equipado com grupo transmissor SRAM X01 DH Type 2, de 1 x 7 velocidades, rodas Reynolds de carbono
Especificações
- Quadro: Smoothwall Carbon
- Amortecedor Dianteiro: BOS Idyle Rare FCV 27.5. 208mm de curso
- Amortecedor traseiro: BOS Stoy Rare, com 200mm de curso
- Caixa de direção: FSA Orbit C-40
- Mesa: RMB Direct Mount 15mm
- Guidão: Race Face SIXC 3/4
- Manoplas: Rocky Mountain LockOn DH
- Freios: Shimano Saint, com rotores de 203mm
- Passador: SRAM X01 DH Trigger, de 7 velocidades
- Câmbio traseiro: SRAM X01 DH Type 2, de 7 velocidades
- Pedivela Race Face SIXC CINCH 165mm, com coroa de 34 dentes
- Movimento central: Race Face Team DH PressFit BB107
- Cassete: SRAM XG-795, 10-24 dentes, 7 velocidades
- Corrente: SRAM PC-XX1
- Cubo dianteiro: DT Swiss 240 32 furos, com eixo de 20mm
- Cubo traseiro: DT SWISS 240 32 furos, com eixo de 12 x 157mm
- Raios: DT Swiss competition
- Aros: Reynolds All Mountain Carbon tubeless Ready
- Pneus: Maxxis DHRII 3C Maxx Grip 27.5″ x 2.4″
- Canote: Race Face Next SL 30.9 x 400mm
- Selim: WTB Silverado SLT Titanium
Maiden World Cup
Especificações
- Quadro: Smoothwall Carbon
- Amortecedor Dianteiro: BOS Idyle Air 27.5. 200mm de curso
- Amortecedor traseiro: BOS Stoy Rare, com 200mm de curso
- Caixa de direção: FSA Orbit C-40
- Mesa: RMB Direct Mount 15mm
- Guidão: Race Face Atlas 3/4
- Manoplas: Rocky Mountain LockOn DH
- Freios: Shimano Saint, com rotores de 203mm
- Passador: Shimano Saint Rapid Fire I- Spec 1 x 10velocidades
- Câmbio traseiro: Shimano Saint Shadow Plus 10 velocidades
- Pedivela Race Face Atlas CINCH 165mm, com coroa de 34 dentes
- Movimento central: Race Face Team DH PressFit BB107
- Cassete: Shimano CS-5700, 11-28dentes, 10 velocidades
- Corrente: Shimano HG-95, 10 velocidades
- Cubo dianteiro: Stan’s Neo, com eixo de 20mm
- Cubo traseiro: Stan’s Neo, com eixo de 12 x 157mm
- Raios: DT Swiss Competition
- Aros: Stan’s XTR Rapid 30 tubeless Ready
- Pneus: Maxxis DHRII 3C Maxx Grip 27.5″ x 2.4″
- Canote: Race Face Turbine 30.9 x 400mm
- Selim: WTB Silverado SL
Maiden Pro
Especificações
- Quadro: Smoothwall Carbon
- Amortecedor Dianteiro: BOS Idyle 27.5. 200mm de curso
- Amortecedor traseiro: BOS Stoy, com 200mm de curso
- Caixa de direção: RMB Direct Mount 15mm
- Mesa: RMB Direct Mount 15mm
- Guidão: Race Face Respond
- Manoplas: Rocky Mountain LockOn DH
- Freios: Shimano XT, com rotores de 203mm
- Passador: Shimano Zee Rapid Fire I- Spec 1 x 10 velocidades
- Câmbio traseiro: Shimano Zee Shadow Plus 10 velocidades
- Pedivela Race Face Respond, com coroa de 34 dentes
- Movimento central: Race Face Team DH PressFit BB107
- Cassete: Shimano CS-5700, 12-28dentes, 10 velocidades
- Corrente: Shimano HG-54, 10 velocidades
- Cubo dianteiro: Wheeltech DH, com eixo de 20mm
- Cubo traseiro: Wheeltech DH, com eixo de 12 x 157mm
- Raios: WTB 2.0
- Aros: Wheeltech Helixtubeless Ready
- Pneus: Maxxis DHRII 3C Maxx Grip 27.5″ x 2.4″
- Canote: Race Face 30.9 x 400mm
- Selim: WTB Volt Race
Maiden Park
Especificações
- Quadro: Smoothwall Carbon
- Amortecedor Dianteiro: X Fusion RV1 HLR, 200mm de curso
- Amortecedor traseiro: X Fusion Vector, com 200mm de curso
- Caixa de direção: FSA Orbit
- Mesa: RMB Direct Mount 15mm
- Guidão: Race Face Respond
- Manoplas: Rocky Mountain LockOn DH
- Freios: Shimano Deore, com rotores de 203mm
- Passador: Shimano Deore Rapid Fire I- Spec 1 x 10 velocidades
- Câmbio traseiro: Shimano Zee Shadow Plus 10 velocidades
- Pedivela Race Face Chester, com coroa de 34 dentes
- Movimento central: Race Face Team DH PressFit BB107
- Cassete: Shimano CS-4600 12-28 dentes, 10 velocidades
- Corrente: Shimano HG-54, 10 velocidades
- Cubo dianteiro: Wheeltech AM, com eixo de 20mm
- Cubo traseiro: Wheeltech DH, com eixo de 12 x 157mm
- Raios: WTB 2.0
- Aros: Wheeltech Helix tubeless Ready
- Pneus: Maxxis DHRII 3C Maxx Grip 27.5″ x 2.4″
- Canote: Rocky Mountain 30.9 x 400mm
- Selim: WTB Volt
Maiden Unlimited (quadro)
Especificações
- Material: Smoothwall Carbon
- Amortecedor traseiro: BOS Stoy Rare, com 200mm de curso
- Caixa de direção: Cônica (42mm topo / 52mm fundo)
- Compatível com guia de corrente ISCG05
- Movimento central padrão PressFit BB107 (não incluso)
- Medida do canote: 30.9mm