Capital piauiense receberá a 38ª edição do evento entre 21 a 23 de agosto e promete disputas acirradas em onze categorias
Está chegando a hora de um dos eventos mais esperados do calendário nacional de ciclismo de estrada. De sexta-feira (21) à domingo (23), a cidade de Teresina, no Piauí, recebe com muita energia e calor a 38ª edição da Copa Norte-Nordeste de Ciclismo. Mais de 280 ciclistas de 16 estados estarão reunidos na capital piauiense para três dias intensos de competição.“Trata-se de uma das competições mais importantes da modalidade no país. A disputa está cada vez mais acirrada e as seleções estaduais estão com critérios bem rigorosos para a formação das equipes visando levar muito mais qualidade para a competição. Isso mostra que o objetivo da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em fomentar e desenvolver o ciclismo nas duas regiões vem sendo cumprido. Esperamos que o público piauiense prestigie esse grande evento, dando cada vez mais força para o ciclismo local”, conta Marco Barbosa, diretor técnico da CBC.
A competição contempla provas de Contra-Relógio Individual, Resistência, e Circuito, e serão realizadas nos arredores do Complexo Turístico da Ponte Estaiada, um dos cartões postais da cidade. Na edição passada, realizada no Amapá, a equipe do Pará se tornou campeã, seguida pela equipe da Bahia e Sergipe.
Segundo o presidente da Federação Piauiense de Ciclismo (FECICLOPI), George Augusto, que garantiu a realização do evento após um imprevisto no estado do Maranhão – candidato a realizar a competição em 2015 – já está tudo pronto para receber as delegações e fazer do evento, um dos mais bem organizados dos últimos tempos.
“Estivemos trabalhando pesado durante as últimas semanas para deixar tudo pronto para a realização deste grande evento, que é um dos maiores e mais importantes da nossa região. Mais uma vez é uma honra poder contar com a credibilidade da confederação e tenho certeza que faremos o nosso melhor. Agora é só aguardarmos às delegações chegarem para prestigiarmos essa grande festa do ciclismo”, declarou George Augusto.
As equipes serão compostas conforme relação por categorias abaixo:
- Elite – Aberta a ciclistas das categorias Sub23, Sub30 e Elite – máximo 05 por Estado.
- Junior – máximo 03 por Estado
- Juvenil – máximo 03 por Estado
- Master 30-34 – máximo 02 por Estado
- Master 35-39 – máximo 01 por Estado
- Master 40-44 – máximo 02 por Estado
- Master 45-49 – máximo 01 por Estado
- Master 50-54 – máximo 02 por Estado
- Master 55-59 – máximo 01 por Estado
- Veteranos – máximo 01 por Estado
- Feminino – máximo 03 por Estado
- Substitutos – máximo 02 por categoria
Programação
Sexta-Feira (21)
- 9h – Abertura do Evento e Congresso Técnico
- 14h – Prova Contra Relógio Individual (concentração às 13h)
Sábado (22)
- 06h30 – Concentração
- 07h – Provas Resistência
Domingo (23)
- 06:30 – Concentração
- 07h – Provas de Circuito
- 11h30 – Premiação
Estados que venceram as últimas edições
- 2014 – Pará
- 2013 – Ceará
- 2012 – Sergipe
- 2011 – Paraíba
- 2010 – Pará