Revolução no ciclismo de estrada ou produto fadado a já nascer obsoleto?
A espanhola Rotor, fabricante das controversas coroas ovais QRings, publicou esta semana em seu perfil do Facebook algumas fotos de um novo grupo de transmissão para bicicletas de estrada que está em fase de desenvolvimento pela empresa. O novo grupo, de nome UNO, difere dos modelos atuais pelo seu acionamento hidráulico dos câmbios e dos freios.O lançamento de um modelo de acionamento hidráulico em um momento em que seus principais concorrentes optam por desenvolverem modelos eletrônicos pode fazer com que os seis anos de desenvolvimento do UNO resultem em um produto que tem tudo para já nascer obsoleto, embora a Rotor não veja desta forma.
De acordo com a marca madrilenha, o novo grupo promete uma troca de marchas suave e precisa, baixo peso e manutenção. “Freios a disco hidráulicos estão se tornando uma realidade nas bicicletas de estrada. Nosso desafio foi aproveitar esta tecnologia para ser utilizada também no acionamento dos câmbios, de forma a eliminar problemas inerentes às transmissões de acionamento por cabo, como a fricção”, disse Pablo Carrasco, co-fundador e designer da Rotor.
Grupos de transmissão por acionamento hidráulico não são exatamente uma novidade. Há alguns anos, a marca alemã Acros lançou seu modelo A-GE, voltado para utilização em mountain bike. O modelo acabou por ser eclipsado pelo desenvolvimento dos novos grupos de acionamento eletrônico.
Embora o modo exato de operação do novo grupo UNO ainda não tenha sido divulgado, pelos diagramas apresentados por ocasião do registro de sua patente percebe-se tratar-se de um acionamento misto, onde o cilindro-mestre do sistema hidráulico instalado em cada câmbio aciona uma engrenagem mecânica que altera o posicionamento do desviador.
O sistema de acionamento foi desenvolvido em parceria com a alemã Magura, referência mundial em sistemas de freios hidráulicos para mountain bike e estrada.
Outra característica do novo grupo da Rotor é o seu acionamento similar ao sistema DoubleTap da SRAM, onde um único passador é encarregado de subir (toque longo) e descer (toque curto) a marcha.
De acordo com a Rotor, o novo grupo UNO será comercializado com versões de freios para aro ou a disco, ambos de acionamento hidráulico.
Embora maiores detalhes sobre o novo grupo da Rotor só sejam revelados durante sua apresentação oficial no próximo dia 26, durante a Eurobike, desde já fica a dúvida: Terá o UNO espaço em um mercado dominado por concorrentes de peso como a FSA, Shimano, SRAM e Campagnolo, que optaram por desenvolver sistemas de transmissão eletrônicos?