Novo acessório apresentado na Eurobike é mais uma aposta do fabricante na eletrônica embarcada para bicicletas
O fabricante alemão Magura apresentou hoje durante a feira internacional Eurobike, seu novo canote telescópico de selim com acionamento eletrônico e wireless.O novo Vyron eLECT utiliza o protocolo de transmissão de dados ANT+, utilizado por outros fabricantes como a Garmin e a Shimano. Um controle remoto instalado no guidão da bicicleta encarrega-se de controlar a variação do curso do canote. Este mesmo controle pode ser utilizado também para controlar os amortecedores eletrônicos Magura eLECT.
O Vyron eLECT utiliza uma bateria interna que pode ser recarregada através de uma porta Micro USB na parte traseira da cabeça do canote. O fabricante garante que um carga total (3 horas) proporciona uma autonomia de até 400 acionamentos. Esta boa performance é proporcionada por um sensor de movimento que coloca o Vyron eLECT em estado de hibernação quando a bicicleta não está em uso.
Caso o controle remoto falhe ou a bateria do Vyron fique sem carga, um botão de emergência, situado na cabeça do canote, permitirá seu acionamento manualmente.
A Magura utilizou sua vasta experiência em sistemas hidráulicos para bicicletas no desenvolvimento do novo canote. Para simplificar o uso e facilitar sua manutenção, o Vyron eLECT utiliza como fluido hidráulico o mesmo óleo mineral Royal Blood dos freios e amortecedores da marca alemã. Seu sistema de atuação proporciona uma variação de altura regulável de até 150mm entre as alturas mínima e máxima.
O Vyron será comercializado nos diâmetros 30,9 e 31,6mm a partir de novembro, ao preço de 400 euros (cerca de 1670 reais). O peso total do canote completo, incluindo o controle remoto é de 595 gramas.