Novo material, reciclável e biodegradável, propõe uma alternativa barata e sustentável aos atuais materiais utilizados pela indústria ciclística
Atualmente, com a exceção do bambu e da madeira, quadros de bicicletas não são construídos com matérias-primas sustentáveis. Embora alguns fabricantes de bicicletas possuam programas de reciclagem, via de regra a indústria ciclística ainda tem um longo caminho rumo à sustentabilidade.Pensando nisto, o estúdio de design italiano Eurocompositi criou o projeto Aenimal, que utiliza a tecnologia de impressão 3D para criar os quadros Bhulk, cuja matéria-prima é um biopolímero derivado de plantas, resultando em um material totalmente reciclável e biodegradável.
Para a fabricação dos quadros, é utilizada a tecnologia de impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling), na qual as diversas partes do quadro são impressas de uma só vez, camada por camada, de baixo para cima, ao aquecer e extrudar um filamento termoplástico denominado ácido polilático (PLA), derivado de plantas como a cana de açúcar e o milho.
Após a impressão, os pedaços do quadro são destacados, lavados e lixados, antes de serem encaixados, colados e curados em um forno especial.
O resultado é, segundo os seus desenvolvedores, um quadro com características únicas de resistência mecânica, térmica e química.
A fabricação de um produto rotulado como sustentável não teria sentido se a energia que fosse utilizada em sua fabricação contribuísse para a degradação do meio ambiente. De acordo com a Eurocompositi, a energia gasta para a produção dos quadros Bhulk é muito menor que a necessária na fabricação de outros tipos de polímeros ou na produção de fibra de carbono. Além disso, a fábrica onde os quadros são impressos utiliza a energia solar para a geração de eletricidade.
Prêmio – Devido às suas características, o quadro Aenimal Bhulk recebeu o prêmio Green Award, um dos prêmios de maior prestígio da indústria ciclística, concedido pela feira internacional Eurobike aos produtos que se mais se destacaram em 2015 nos quesitos inovação tecnológica, design e sustentabilidade.