24 de novembro de 2024

Salvador terá um total de 60km de ciclorrotas até final do ano

Diferente das ciclovias, elas permitem o trânsito de outros veículos, mas respeitando os direitos dos ciclistas

Motoristas que trafegam na capital baiana terão de começar a ficar atentos a uma nova sinalização. Algumas regiões de Salvador começarão a ganhar nos próximos dias um desenho nas vias de tráfego composto por uma bicicleta e duas setas indicando que aquele local é uma ciclorrota – espaço compartilhado que representa uma rota a ser utilizada por um ciclista para chegar a determinado local. Nesse espaço, diferente das ciclovias, é permitido o trânsito de outros veículos, mas respeitando os direitos dos ciclistas; nas ciclorrotas, os ciclistas são prioridade.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), responsável pela implantação da sinalização, estima que até o final do ano 60km de ciclorrotas estejam sinalizados em toda a cidade. Nos próximos dias, já será possível ver a novidade na via interna da Avenida Magalhães Neto, nas imediações do Loteamento Aquarius. Já existem projetos para implantar a medida em ruas do Itaigara, Pituba, Itapuã e Graça, mas outras regiões da cidade também estão sendo estudadas, sempre levando em conta ruas com menor intensidade de tráfego.

A sinalização é feita sempre à noite, evitando transtornos ao trânsito nas regiões impactadas, com um material de alta resistência. As ciclorrotas funcionarão todos os dias da semana, a qualquer hora do dia. A ideia é permitir espaço seguro para que ciclistas possam chegar a uma ciclovia ou até mesmo para que trafeguem internamente pela ciclorrota. “O importante é que os motoristas entendam que nesses locais devem redobrar a atenção, priorizando sempre os ciclistas”, afirma o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

Fonte: Transalvador

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização