Evento mostrará, além das principais novidades do setor, atividades culturais e educativas como o documentário ‘Transpatagônia’
No próximo fim de semana (dias 12 e 13), das 9h às 17h, o Jockey Club de São Paulo sediará a primeira edição do Shimano Fest em São Paulo, com novidades das principais marcas do mercado de bicicletas e entrada gratuita. Serão mais de 60 expositores, além da Shimano, durante os dois dias do evento, entre os quais Specialized, Isapa, Oggi, LM Bike, Soul, Scott, Groove, GT, Caloi, Cannondale e Audax. A relação de todas as marcas está no site oficial do Shimano Fest.O XTR Di2, primeiro grupo eletrônico de mountain bike da história, será o destaque da Shimano, que ainda levará ao evento o novo XT de 11 velocidades. As marcas PRO e Pearl Izumi, ambas da Shimano, também irão expor seus produtos.
A Specialized vai levar sua linha de bikes urbanas, com destaque para a Roll, seguindo o tema do evento que é de mobilidade Urbana. A empresa quer mostrar suas bikes fitness, que servem perfeitamente para um passeio na orla da praia, quanto para ir de casa para o escritório ou mesmo fazer umas trilhas de final de semana.
A Oggi, por sua vez, apresentará o novo modelo Agile Carbon 27,5, enquanto a Isapa lançará os capacetes da Giro, utilizados por diversos ciclistas no Tour de France, além de expor os pneus Kenda 27,5 e 29 e as escovas de limpeza Zéfal. A Scott, por sua vez, mostrará a linha Scott Scale 2016, com as bikes Scott Scale 710 Plus 2016 e Scott Scale 950 2016.
Filme e Livro, atrações do sábado – No sábado à tarde, às 14h, será exibido o documentário ‘Transpatagônia’, vencedor do Prêmio do Público no Rio Mountain Film Festival 2014.
Dirigido por Cauê Steinberg, o filme mostra a saga de Guilherme Cavallari entre a Patagônia e a Terra do Fogo: de outubro de 2012 a março de 2013, o aventureiro percorreu sozinho aproximadamente 6 mil quilômetros, mesclando mountain bike e trekking.
Guilherme, inclusive, marcará presença no Shimano Fest, em uma sessão de autógrafos do livro “Transpatagônia, pumas não comem ciclistas”, também resultado da Expedição Transpatagônia.
Educação no trânsito – O compromisso da Shimano de promover o esporte, a mobilidade e a convivência pacífica nas ruas de São Paulo terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no evento. O Departamento de Educação do órgão público apresentará seus “Jogos Educativos de Trânsito” tanto no sábado quanto no domingo.
Voltada para o público infanto-juvenil e também adulto, a ação da CET tem como principal objetivo difundir orientações sobre comportamentos seguros e éticos na circulação urbana. Entre as atividades, estão os jogos “Pedalar com Segurança”, “Os 18 Erros no Trânsito”, “Cruzada no Trânsito” e “Jogo das Placas”, além da pintura de desenhos relacionados aos temas abordados.
Programação – A principal atração do Shimano Fest 2015 será a prova de mountain bike no formato short track (pista curta), válida pelo calendário oficial da União Ciclística Internacional (UCI) e distribuindo pontos no ranking olímpico aos vencedores. A tomada de tempo será entre 15h e 17h de sábado, enquanto as finais serão no domingo: Super Elite Feminina às 11h30 e Super Elite Masculina às 14h30. As inscricões, apenas para atletas filiados, ficam abertas até esta quarta-feira (9), no site do evento, por R$ 100.
No sábado (12), o objetivo é promover um encontro entre todos os grupos e tribos da bicicleta sob o lema #TodoMundoPelaBike. Celebrando a mobilidade e o esporte, o Shimano Fest ainda terá outras atrações durante os dois dias. Um espaço gastronômico com diversos food trucks, música ao vivo, apresentações de Dirt Jump, Pump Track e BMX Flat, além do tira-rodinha, incentivo aos pequenos a darem as primeiras pedaladas apenas com o equilíbrio do corpo. Homenagens a personalidades que incentivam o uso da bicicleta e test-ride de bikes também fazem parte da programação.
Shimano Fest chega consolidado a São Paulo – Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Já no primeiro ano, o Shimano Fest foi uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países num ambienteideal para testes de bikes e equipamentos de pesca de diversas marcas.
O sucesso no Brasil foi tamanho que, em 2012, o evento extrapolou as fronteiras e ganhou uma versão na Argentina. Nas cinco primeiras edições, o Shimano Fest reuniu mais de 40 mil pessoas, confirmando a aceitação maciça de público e marcas e despertando o interesse de diversas cidades brasileiras. Neste ano o Shimano Fest chega finalmente à cidade de São Paulo, que está desenvolvendo uma estrutura cada vez mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta.
Serviço
Shimano Fest 2015
- Onde: Jockey Club de São Paulo
- Quando: dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), das 9 às 17h
- Quanto: entrada gratuita. A Shimano incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais.
- Como chegar: pela ciclovia do Rio Pinheiros nos dois dias ou utilizando a ciclofaixa de lazer que passa ao lado do Jockey, disponível apenas no domingo (haverá bicicletário para guardar as bikes). As estações mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.