Segundo o governador, a meta é tornar o estado o melhor lugar dos Estados Unidos para se pedalar
O governador do estado norte-americano do Colorado, John Hickenlooper, anunciou esta semana que o estado investirá, nos próximos quatro anos, cerca de 100 milhões de dólares em programas de infraestrutura ciclística.O dinheiro será utilizado para proporcionar aos seus habitantes maior acesso às bicicletas, através da construção de ciclovias, estacionamentos, sinalização, aluguel de bicicletas compartilhadas e campanhas educativas para motoristas, além de programas de manutenção de trilhas de mountain bike.
Segundo o governador, a ideia é tornar o Colorado o melhor estado dos Estados Unidos para se pedalar uma bicicleta.
“A ideia é dar um exemplo para o país no que diz respeito à utilização da bicicleta. Não tenho dúvidas que esta política irá proporcionar ao estado um crescimento na indústria do turismo e do desenvolvimento sustentável, além de avançar nossa meta de tornar o Colorado o estado mais saudável da nação”, disse Hickenlooper.
Em um país onde os níveis de obesidade e sedentarismo atingem níveis alarmantes, o Colorado anda na contramão, tendo sido ranqueado recentemente como o estado com a população mais fisicamente ativa do país. Ainda assim, os níveis de obesidade de seus habitantes atingem a marca de 23% o que, segundo Hickenlooper, deverá sofrer uma queda substancial com o novo programa.
Mountain bike – Um dos destinos mais procurados nos Estados Unidos para a prática do Mountain Biking, o estado do Colorado possui mais de 8.000 quilômetros de trilhas regulamentadas para a prática do esporte.
Parcerias público-privadas irão beneficiar-se do orçamento para a manutenção e recuperação de trilhas no estado.
Pioneirismo – O anúncio do novo programa de infraestrutura cicloviária ocorreu durante a Interbike, maior feira de bicicletas do país, que está sendo realizada em Nevada, Las Vegas.
Hickenlooper é o primeiro governado de um estado norte-americano a participar da Interbike em seus 33 anos de história.