Novo material, 200 vezes mais resistente que o aço, oferece características únicas de adaptabilidade ao tipo de terreno e pilotagem, além de ser leve, durável e resistente a furos
A marca italiana Vittoria, uma das maiores especialistas no desenvolvimento e produção de pneus e câmaras de ar para bicicletas, anunciou o lançamento de uma nova linha voltada para utilização em MTB que utiliza o grafeno na composição de sua carcaça.Material revolucionário, produzido pela primeira vez em 1987 a partir da evolução da nanotecnologia, o grafeno possui a forma de uma folha ultrafina e virtualmente transparente de carbono puro. Se por um lado sua leveza é um destaque, nem por isto trata-se de um material frágil: uma lâmina de grafeno com a espessura de 1/10 de um fio de cabelo pesa apenas 0,77 miligramas e é capaz de suportar um peso de 4 quilos sem romper-se.
Com a aplicação do grafeno em sua nova linha de pneus, os engenheiros da Vittoria asseguram terem desenvolvido os primeiros pneus ‘inteligentes’ do mercado, capazes de adaptar-se de acordo com as condições do terreno e pilotagem.
Isto é possível devido à capacidade do grafeno de ser trabalhado estruturalmente e alterar suas características de maleabilidade e resistência conforme o desejado pelo projetista.
Assim, em uma estrada sem irregularidades, o pneu torna-se mais rígido, oferecendo pouca resistência à rolagem. Já no caso de uma freada, aceleração súbita ou curva em alta velocidade, o composto torna-se flexível, aumentando a superfície de contato com o solo e o atrito.
De acordo com a Vittoria, a introdução do grafeno como matéria-prima acaba com soluções compromissadas, permitindo a produção de pneus leves, porém resistentes a furos, duráveis, mas com excelentes características de agarre.
Para a temporada 2016, o fabricante disponibilizou cinco novos modelos de pneus para utilização em MTB, sendo três para as práticas de XC, Enduro e DH, além de dois específicos para e-MTB Bikes.
A nova linha é identificada pela denominação G+, indicativa de que o grafeno está presente em sua estrutura.
Mezcal G+
Voltado para a prática do XC e do MTB Marathon, o novo Mezcal G+ é um pneu com banda central bem definida, perfil baixo e baixa resistência a rolagem, com cravos laterais mais pronunciados de forma a oferecer o máximo de tração nas curvas. Será disponibilizado nas medidas 26 x 2.1″, 27.5 x 2.1″, 29 x 2.1″ e 29 x 2.5″ e possui o peso de 580 gramas (na medida 26″).
Morsa G+
Disponibilizado em duas versões, para Enduro e DH, o novo pneu Morsa G+ conta com uma banda de rolagem mais agressiva, com cravos centrais mais abertos e espaçados e os laterais mais angulados, que prometem ‘morder’ o terreno sem compaixão.
Com os tamanhos 26×2.3″, 26×2.5″, 27.5×2.3″, 27.5×2.5″ e 29×2.3″, seu peso, na versão mais leve, é de 835 gramas.
E-Barzo G+ e E-Goma G+
Destinados ao crescente mercado de mountain bikes eletricamente assistidas (e-MTB Bikes), os pneus E-Barzo G+ e E-Goma G+ também contam com o grafeno em sua composição, de forma a oferecer maior resistência e durabilidade.
O modelo E-Barzo G+ é específico para bicicletas com características XC e será disponibilizado apenas na medida 27.5×2.1″, com o peso de 580 gramas.
Mais agressivo, o E-Goma G+ é indicado para bikes do tipo full suspension eléctricas de All mountain e será disponibilizado nas medidas 27.5×2.25 e 27.5×2.4″. Seu peso é de 820 gramas.
Até o fechamento desta edição não havia maiores informações sobre preços ou disponibilidade no Brasil. em breve, maiores informações.