Principal competição do calendário nacional de paraciclismo agita o litoral sergipano de 25 a 27 de setembro
Há pouco menos de um ano dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a orla de Atalaia, no litoral de Aracajú (SE), tem a honra de receber a principal competição do paraciclismo nacional. Nesta sexta-feira (25), os melhores para-atletas do país disputam a terceira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo na capital sergipana.No primeiro dia do evento, os novos participantes ou aqueles que precisam de revisão, passarão pela classificação funcional, onde serão direcionados para competir na sua categoria especifica, de acordo com as suas limitações. No ciclismo paralímpico, os atletas são divididos em três categorias: os com dificuldade de locomoção com prejuízo em algum membro (C1 a C5), os com deficiência visual (tandem-B) e os paraplégicos que utilizam uma bicicleta especial impulsionada com as mãos (handbike – H1 a H5).
No sábado (26), ocorrem as provas de Resistência e no domingo (27), às provas de Contra-Relógio Individual encerram a programação do evento. Nas duas primeiras etapas, o principal destaque do evento foi o grande número de competidores na categoria handbike, o que mostra a evolução e crescimento da disciplina. Entre os melhores da handbike está Jady Malavazzi (Vemex/Shimano/Caixa Loterias), atleta da Seleção Brasileira, que defendeu o país Jogos Parapan-Americanos de Toronto/2015.
No sábado (26), Jady buscará a vitória na resistência. Já no domingo (27), a briga será pela primeira posição no contrarrelógio.
“Será minha primeira competição em Aracaju. Fiz uma preparação intensa para chegar e vencer essa etapa da Copa Brasil. Espero voltar para a casa com a bagagem mais cheia”, brinca Jady.
Outro destaque da prova será o medalhista no Parapan de Toronto/2015, Lauro Chaman, que confirmou sua presença na competição no Nordeste.