Empresa líder no desenvolvimento e produção de motocicletas lança novo modelo de bicicleta eletricamente assistida com design exclusivo
Pouco menos de um ano após o lançamento de seu motor elétrico PW Series, a Yamaha mostra mais uma vez que pretende demarcar terreno no mercado de e-bikes, ao apresentar sua nova YPJ-R, a primeira bicicleta eletricamente assistida da marca.A nova bicicleta foi concebida, desde seus esboços originais à sua produção dentro da própria Yamaha. Construída a partir de um quadro monocoque de fibra de carbono, que abriga em sua caixa de centro um motor elétrico de 240w de potência, alimentado por uma pequena bateria de lítio de 25,2 volts por 2,4 amperes. Esta mesma bateria pode servir também para alimentar dispositivos eletrônicos como smartphones e iluminação de segurança, mediante tomadas de energia no padrão USB.
Voltada para utilização em estrada ou ambientes urbanos, a nova bicicleta YPJ-R possui três modos de assistência ao ciclista: High (assistência total), Standard e Modo Econômico, este último proporcionando uma autonomia de até 48km. A seleção do modo de operação, bem como o acesso a informações como nível de bateria, velocidade máxima, média e atual, entre outras, pode ser realizada através de um display touchscreen instalado no guidão da bicicleta.
A YPJ-R é equipada com grupo transmissor e freios Shimano 105. Seu peso final, incluindo a bateria, é de 15,4kg no tamanho M, bastante razoável para uma bicicleta da categoria.
Segundo os designers responsáveis pelo projeto, a YPJ-R nasce com a intenção de combinar os benefícios da bicicleta de estrada com um veículo de transporte confortável e saudável.
A nova bicicleta Yamaha YPG-R será comercializada apenas no Japão, a partir do próximo dia 10 de dezembro, ao preço de 248.400 yenes (cerca de 8.300 reais).