22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação / Tinkoff-Saxo

Após expectativa de retorno, bicampeão do Giro d’Italia, Ivan Basso, anuncia aposentadoria

Liberado pelos médicos após um exitoso tratamento contra o câncer, ciclista italiano anuncia que deixará as competições para assumir um cargo gerencial em sua equipe, a Tinkoff-Saxo

“Eu até poderia continuar pedalando, mas eu não seria competitivo como antes. Eu poderia participar de uma corrida, mas depois sofreria muito para terminá-la. Como não quero decepcionar meus fãs em uma situação onde a adrenalina é substituída pelo medo, creio que seja a hora de mudar”. Estas foram as palavras proferidas por Ivan Basso, um dos maiores escaladores do ciclismo de estrada de sua geração, durante a apresentação oficial do percurso da edição 2016 do Giro d’Italia.

O italiano de 37 anos foi diagnosticado com câncer testicular em julho deste ano, durante o Tour de France, durante um exame de rotina realizado após sofrer uma queda durante a quinta etapa. Basso abandonou a prova e foi submetido a uma cirurgia e a tratamentos adicionais em Milão, Itália.

Em setembro, o bicampeão do Giro d’Italia foi liberado pelos seu médicos para voltar a pedalar, já que os resultados dos exames finais mostraram que ele não precisará mais dar continuidade ao tratamento contra o câncer, superado pelo atleta.

Havia a expectativa de que o Ivan Basso retomasse às competições neste mês, em uma prova em Saitama, Japão, mas o ciclista preferiu anunciar sua aposentadoria precoce. A partir de agora, Basso irá assumir uma função gerencial de sua equipe, a Tinkoff-Saxo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização