7 de setembro de 2024

Novo material abre novas possibilidades na construção de quadros para bicicletas

Criado pelo fabricante de aviões Boeing, o Microlattice é a estrutura metálica mais leve e resistente já criada pela indústria

Um novo material criado pela indústria aeroespacial promete uma verdadeira revolução na indústria. Desenvolvido em uma parceria da HRL Laboratories com o Departamento de Inovação da Boeing, o maior fabricante de aviões comerciais do mundo, o Microlattice é a estrutura metálica mais leve e resistente já criada pelo homem e abre inúmeras possibilidades para a indústria devido às suas incríveis características de leveza e resistência.

Segundo seus desenvolvedores, o novo material abre caminho como um futuro e vantajoso substituto da fibra de carbono em estruturas como asas de aviões, carrocerias de automóveis, próteses humanas, equipamentos de proteção individual e quadros para bicicletas.

Formado por pequenos nano tubos ocos de níquel 1.000 vezes mais finos que a espessura de um fio de cabelo humano, o Microlattice pode ser estruturado de forma a lhe permitir uma incrível capacidade de compressão e absorção de impacto sem danificar-se.

Microlattice

Além disso, sua estrutura oca é composta de 99,99% de ar, o que faz com que o Microlattice seja 100 vezes mais leve que a espuma de poliestireno, mas com níveis de resistência similares ao aço.

Recentemente, os engenheiros da Boeing deram início à fase de testes e protótipos do novo material, com a intenção de se construir em um futuro próximo novos modelos de aviões, mais leves e com menor consumo de combustível.

Aplicações – Assim como a fibra de carbono e o grafeno, materiais também oriundos da indústria aeroespacial, o Microlattice abre amplas possibilidades de utilização na indústria ciclística já que, por suas características, o novo material poderá ser empregado na construção desde quadros para bicicletas até equipamentos de proteção como capacetes, coletes e até mesmo sistemas de amortecimento.

O novo material também oferece uma grande e importante vantagem ambiental sobre a fibra de carbono, pois pode ser total e facilmente reciclado.

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